| início |

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Só m… treta

 Esta gente gosta é de triângulos. A decoração em volta é bem a representação das ideias que lhes povoam as cacholas: um pavor. De concreto, nem o pinheirinho de Natal vale de nada, desacompanhado que está do Presépio.


 


Montenegro 1.º ministro, Portugal (Miguel Lopes / brasiLusa, MMXXIV)


  Com a pompa que se vê veio hoje com trombetas e charamelas, de súbito, este mandarete de turno falar à nação nacinha que lhe ainda entende o linguajar (consta que há para cima de um milhão de «portugueses» que só falam sabe-se lá o quê) para dizer umas larachas de propaganda oca. Que Portugal é muito seguro — versão oficial do vulgar me®️diático evangélico «a insegurança é só uma sensação»; sensação que se sente, decerto, mas que na realidade não… Vejo agora o nu das nutícias que desataram a aparecer: do afã da polícia, da guarda, da judiciária e até da A.S.A.E., da A.I.MA., da Autoridade Tributária, eu sei lá, na caça à droga, a passadores, a traficantes negreiros, a invasores ilegais (se forem legais não faz mal)…


 Se é um país seguro, porquê tanto afã?


 Mais que não percebo é, com tanto afã, por que raio passa aquela dúzia, dúzia e meia de marroquinos todo o santo dia na esplanada daquele café ali em baixo ou o que fazem eles na naqueloutra esquina ao depois de o café fechar às dez, onze da noite. De há meses que andam para ali.


 Mas, confesso, também não esperei para ver se ouvia os mandaretes nem os chefes da polícia explicá-lo. Ao fim de meio minuto já me não cheirava a propaganda nem o respectivo cenário e mudei para o canal da bola. Não sem de caminho, no zap, ouvir noutro canal a outro sacristão noticieiro que o Presidente do Cabo Verde recebeu discreta (mas oficialmente) o Presidente da República Portuguesa na [no enclave da] Cova da Moura.


 


(A fotografia é dum Miguel Lopes da brasiLusa, in Sapo.)

10 comentários:

  1. Não vale ofender as forças policiais.

    ResponderEliminar
  2. Patacoadas para propaganda. Há que continuar a enganar os tolos. Faz tempo que já não consigo ouvir essa gentinha.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Bem vê V., não são as forças. São só os chefes das forças.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. Assim é. É mais o tempo gasto na bazófia do que em trabalho que se veja. De concreto, ontem, tivemos um anúncio. Sem ele ficávamos na mesma.
    Os marroquinos ali no café dias a fio patece-me que produzem mais, afinal!…
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  5. Olha se Portugal não fosse um dos países mais seguros do mundo.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  6. O povo é sereno.
    (Até ser substituído.)

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  7. Sou aluna de mestrado e gostava muito de poder falar consigo. Podemos trocar contactos?

    ResponderEliminar
  8. biclaranja arroba sapo ponto pê tê

    ResponderEliminar