« A esquerda extremou-se a ponto de literalmente se esquecer de como são as pessoas comuns. E razoavelmente sãs. Afastada dos seus princípios, enclausurada em delírios académicos, separada do mundo do trabalho e radicalmente mergulhada nos cultos da vitimização e da censura, a esquerda tornou-se uma caricatura de si mesma, ou da caricatura que sempre fora. Não é à toa que muitos espécimes que soluçam no TikTok parecem de facto cartoons.
« Boa parte da esquerda actual é um desfile de esquisitices e de esquisitóides, adultos imberbes e frágeis, histéricos e sensíveis, sem sequer o vigor antidemocrático que avisava a malta para guinchar insanidades e vandalizar avenidas. Uma mera manifestação anti-semita ou um circo «climático» esgota-lhes a energia. Uma vitória de Trump põe-nos em contacto com linhas de prevenção do suicídio. Ou, nas situações terminais, a colorir bonecos da Hello Kitty e seguir fancaria de «auto-ajuda». A estratégia woke, substituta da luta de classes e pensada para a esquerda reinar sobre uma sociedade infantilizada, acabou a infantilizar a esquerda e a repugnar o resto da sociedade.»
Alberto Gonçalves, «As lágrimas e os legos da esquerda moderna», Observador, 16/XI/24.
segunda-feira, 18 de novembro de 2024
A esquerda
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Esse Gonçalves é um daqueles de quem Deus se ri, segundo dizem que disse Bossuet sobre os homens que deploram os efeitos cujas causas louvam...
ResponderEliminarA gente bem vê que efeitos e causas preocupam o Gonçalves na alusão ao anti-semitismo...
De espantar seria se o que o molestasse na esquerda fosse antes o anti-portuguesismo já de séculos...
Esse é causa e efeito que já não molesta nem aborrece ninguém, tirando dois ou três gatos pingados como nós.
Não sei do aflorar gonçalvista ao anti-semitismo.
ResponderEliminarSei é que lá pelo esquerdalho se misturará tudo, que, aliás, é uma embrulhada. Para mim, tão semitas são os de Israel como os da Palestina. Uma raça danada de gente que degenerou como o diabo logo no princípio dos tempos, e o diabo é que se até hoje não podem ver, e cada vez pior.
Semitas à parte, no ponto em concreto, ele pintou eloquentemente o quadro; foi por que frisei.
Grato de o ver por cá.
Cumpts. :)