
Super Constellation 5T-TAK [ex-D-ALEC], Portela de Sacavém, c. 1969.
A. n/ id., in Museu da T.A.P.
O L-1049G Super Constellation D-ALEC foi entregue à Lufthansa em Março de 1956. A versão de cabine veio a ser modificada para 86 lugares em 1963 para uso do avião em voos domésticos e turísticos.
Em Março de 68 foi vendido à Hank Warton (North American Trading Co.), sendo-lhe atribuída uma matrícula fictícia 5T-TAK, da Mauritânia, com que foi usado na ponte aérea do Biafra. Para o mesmo fim, de Julho a Setembro desse ano de 68, deram-lhe a matrícula N8025, outra matrícula fictícia.
Fez o seu último voo para Portugal, em Setembro de 68, ficando então abandonado no aeroporto da Portela até ao início de 1981, quando foi finalmente retalhado para a sucata.
(A estas voltas não é estranho o envolvimento de Portugal, a partir de S. Tomé, na guerra do Biafra… — e noto também como era extensa a projecção da acção geopolítica de Portugal antes de 1974…)
O Cte. Silva Pereira, aposentado da T.A.P. e fundador do seu museu, conseguiu aproveitar-lhe a secção de nariz e o trem de proa para o Museu da T.A.P. na ocasião do desmantelamento.
Os instrumentos do «cockpit» em falta foram recuperados doutros Super Constellations abatidos à frota da Dominicana de Aviación para completar o restauro, que veio a ser exposto no Museu da T.A.P. desde aí (ou desde a inauguração do museu, em 85).
Fonte: Ralph Petersen, «Connies» sobreviventes; 5T-TAK, c/n 4640.
A voragem do tempo é terrível, vá lá sempre sobrou o nariz para o museu.
ResponderEliminarÉ verdade!
ResponderEliminarCumpts.
No Museu do Ar, junto da BA Nº.1, na Granja do Marquês-Sintra, tem um grande espólio da T.A.P. em exposição.
ResponderEliminarQuer dizer que também existe um Museu da T.A.P. ?
Cumpts.
A exposição permanente do museu da T.A.P. é essa que está no Museu do Ar. Dantes a exposição estava nas instalações da T.A.P. na Portela. Mantém-se na Portela a administração do museu, o seu arquivo e o depósito de reservas.
ResponderEliminarCumpts.