| início |

sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Vem logo depois a festa da Conceição

Espelho de Portuguezes / Alberto  Pimentel. — Vol. II. — Lisboa : Parceria A. M. Pereira, 1901. — 186 p.; 18cm. — Collecção Antonio Maria Pereira, 43






OS SANTOS DE DEZEMBRO (cont.)


« Vem logo depois a festa da Conceição que, na hypothese da chuva prejudicar a concorrencia ás egrejas, é ainda, e sempre, uma bella festa de familia.
   Arma-se o altarsinho de Nossa Senhora, põe-se-lhe luzes sobre a banqueta improvisada com toalha de renda, accendem-se velas de cêra, todas quantas flôres a estação póde permittir, atavia-se com fitas e jóias este templosinho modesto em que Nossa Senhora se não sentirá peior do que na maior bazilica do mundo.
   O jantar é de gala, em edição correcta e augmentada, com alguma guloseima festiva, o creme, o prato de arroz doce, tão portuguez e tão doce, a aletria, a tapioca, conforme o estilo de cada casa e a tradição de cada familia.
   A´ noite, ou vem a carruagem, para ir ao theatro — ou ha serão intimo, em que os primos dansam o pas-de-quatre com as primas, e os tios jogam whist com as tias.
   Cinco dias depois chega a festa de Santa Luzia [


Alberto Pimentel, Espelho de Portuguezes, v. II, Lisboa, Parceria A. M. Pereira, 1901. p. 121.


2 comentários:

  1. Figueiredo9/12/23 19:34

    Permita-me sugerir-lhe que comece a dar-lhe no seu blogue com publicações relacionadas com o Natal, estamos quase lá, e nas Cidades, Vilas, e Aldeias, de Norte a Sul de Portugal, os valores e espírito Natalício são praticamente inexistentes ou surgem de forma deturpada.

    Em jeito de apelo - e se permite que use o seu blogue para tal - é essencial que os Portugueses saiam às ruas de cabeça levantada, alegres apesar das dificuldades que o regime liberal/maçónico imposto pelo golpe de Estado da OTAN em 25 de Abril de 1974 nos está a fazer passar, e digam sem medo a familiares, amigos, conhecidos, ou outras pessoas com quem se cruzem e tenham de interagir: Feliz Natal ou um Feliz e Santo Natal.

    Portugal e os Portugueses são um País, um Povo, Cristão, não podemos permitir que os liberais/maçonaria destruam as nossas Tradições, o Natal e a celebração do nascimento de Jesus de Cristo.

    ResponderEliminar
  2. Com certeza. Tem razão que o tempo quere-se de alegria.
    Cumpts.


    ResponderEliminar