| início |

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

No tempo dos palhinhas de 5 l


Vinhos Camillo Alves (cartaz de reclamo), Portugal, [s.d.].
A. n/ id., in bibliotheca d’ Arte da F.C.G.

7 comentários:

  1. Figueiredo12/1/22 09:44

    Dizem aqueles que tiveram a sorte de viver esses tempos e experimentar essas pomadas, que eram daqui.

    A República devia investir mais no vinho, promover o seu consumo, e nomeadamente voltar a fomentar os vinhos de pasto, assim como os tascos, tabernas, casas de pasto, devidamente montados e fiscalizados, com bom gosto e tradição, qualidade e preços correctos, e claro bom ambiente.

    Na Cidade do Porto ainda existe um belíssimo painel de azulejos - embora degradado - da União Vinícola Abastecedora (UVA).

    ResponderEliminar
  2. Tenho ideia que era o Casal da Eira daqueles tempos.

    Parafraseando, o vinho continua a dar pão a um milhão de portuguêses. Ou mais. Já tascas, tabernas e casas de pasto são chão que deu uvas. Sobram cervejarias e marisqueiras, mas só se entra com salvo-condutos do govêrno. Temo, do rumo que vejo êste mundo levar, que muito em breve o maldito govêrno me multe ou agrave o I.R.S. se as pulgas da minha cama não forem certificadas pelo Infarmed ou pela D.G.S.

    Havia uma taberna há poucos anos ante a Portugália com pipos atrás do balcão e copos de três. Ainda lá está, mas os pipos tiveram de ir. Normas da C.E.E., as mesmas do tipo das dos galheteiros. A taberna perdeu o castiço. Pouco faltará para haver um talibã do planeta Glovo a distribuir-lhe hamburgos ou pizas em lugar de servir pregos e sandes de carne assada com um copo de tintol
    ao balcão.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. A taberna ante a Portugália ganhava com o prego no pão por aviar copos de três, do carrascão "especial" das pipas grandes e do lote dos pipos pequenos.
    Quando no Verão a Portugália estava com o balcão 'já não cabe mais ninguém' sobrava para a taberna que até instalou cerveja à pressão.
    Agora, parece, que passou a padaria da moda, mas com o cada vez mais aparecer no cinema/tv pessoas de copo de tintol na mão, vai voltar o copo ao balcão.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que está a confundir com o Monte Castelo. Êste foi o que deu em padaria. A taberna é mais adeante, antes do Monte Rei.
    Cumpts. :)

    ResponderEliminar
  5. Boa informação, no entanto, que agradeço.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  6. Tem razão, confusão minha.
    Mas, julgo que nos anos de 1960, também esta, agora, Padaria, aviava com as "sobras" da Portugália.
    Cumpts.

    ResponderEliminar