Imaginai hoje. Uma esquina das avenidas com um… fanqueiro. André Gomes, Lda., fanqueiro, retroseiro. Não é só o ar daquela Lisboa modernista — post modernista, já — mas tão nossa e ainda familiar com aquele tom também já de português suave neoburguês e a tornar-se cosmopolita no anúncio das viagens e turismo — passagens aéreas e marítimas. — Passagens marítimas, Adamastor, lá está! — São passamanes dum falar genuíno e que se acha perdido, agora, num tempo tão post, post moderno que é já só jactantemente modernaço, oco, avesso ao adorno de retrós, mas pronto-a-vestir-se de fancaria outra, de ganga e titulação imperativamente amaricana e acabadamente made in China. Não requere tinturaria nem engomadoria porque é de usar e deitar fora.
Naquele tempo, sim!… Mas, se até o tempo é descartável…

[Adivinhe o benévolo leitor], Lisboa, 195...
Horácio de Novaes, in Bibliotheca d' Arte da F.C.G.
Avenida da República? :)
ResponderEliminarCumpts.
Quente.
ResponderEliminar:)
Morais Soares
ResponderEliminarFrio.
ResponderEliminarAvenida da República/Campo Pequeno (Avenida de Berna?)
ResponderEliminarEstá lá, agora, um prédio alto do Banco Santander.
Cumprts.
Bom dia. Parece claro ser uma esquina da Avenida da República, por onde circula o eléctrico, mas não consigo identificar a transversal. O vestuário dos transeuntes faz supor que seja inverno. Se for de manhã, trata-se do lado poente da Avenida da República, atentas as sombras, mas se for de tarde, será do lado nascente. A transversal não será a Duque de Ávila, que tinha carris de eléctrico. Segundo julgo, o edifício de esquina já não existe. Cumprimentos
ResponderEliminarBom dia, Campo Grande?
ResponderEliminarExactissimamente.
ResponderEliminarCumpts.
Antes dele. Mais pequeno.
ResponderEliminarCumpts. :)
Muito certo. Quente.
ResponderEliminarCumpts.
Certíssimo: gaveto do Campo Pequeno com a Avenida da República, onde hoje está um edifício do Banco Santander (antigo Crédito Predial). Ver aqui a a foto com um ângulo maior: https://observador.pt/2016/04/13/um-passeio-90-fotos-na-lisboa-antiga/
ResponderEliminarCuriosa a colocação da paragem do eléctrico antes da esquina.
Assim sendo, a fotografia foi tirada de tarde.
Pos bem! Enigma resolvido.
ResponderEliminarCumpts.
A panorâmica do quarteirão do lado da Av. da República…
ResponderEliminarA imagem é duma tarde de Inverno, talvez por Fevereiro, considerando o despido das árvores. Dos annos 60, 61 ou 62 pelo menos, considerando as matrículas dos automóveis.
Cumpts.
Comparando com esta fotografia, escadas de acesso ao Metro, ficamos com a dúvida do "Adamastor" ser um loja ou publicidade na porta principal do prédio.
ResponderEliminarCumpts.
Eu não tenho dúvida nenhuma. O prédio era o n.º 81 do Campo Pequeno; a sua porta é onde está hoje a porta do banco.
ResponderEliminarCumpts.
Realmente, não se percebe o anúncio luminoso, precianas e prateleiras no interior.
ResponderEliminarSerá uma loja como que 'de vão de escada'?
Cumpts
Queria dizer persianas
ResponderEliminarExplico-me melhor. A porta do prédio era no lado do Campo Pequeno.
ResponderEliminarA sua dúvida, sem desprimor, não tem razão de ser.
Veja!
Cumpts. :)
Caro BIC,
ResponderEliminarConfesso que não conseguiria adivinhar. Os quinze anos que morei numa transversal da Av. de Berna, já não me mostraram essa Lisboa. Abri a minha primeira conta no Crédito Predial Português, precisamente no balcão que ficava no prédio que à época tinha o nome do banco. A Lisboa da foto já desapareceu e o banco também. Só os prédios medonhos (agora convertido em apartamentos de luxo) vão ficando.
Salvam-se estas fotos e os seus desafios para nos darem a conhecer o que nunca nos foi dado a ver.
Cumprimentos
Exactamente, só podia ser assim.
ResponderEliminarObrigado e compreenda a confusão.
Cumpts.
Pois! Esta Lisboa perdeu-se nos anos 60. Há vestígios, mas os mamarrachos e fachadas mutiladas ao rés das ruas, mai-la reabilitação modernaça, toldam-nos o vislumbre, sequer, dessas coisas antigas. Não consigo ir pelas ruas de Lisboa sem sentir a cada passo uma revolta pela miséria urbanística (e social) que é só que me aparece por todo o lado.
ResponderEliminarValem-nos estas fotografias de antes.
Cumpts