
Autocarro 5, Restauradores, 1949.
Portimagem, in Flickr.
Adenda ao 5 do Areeiro.
Nos primeiros tempos teve o autocarro 5 terminal provisório na António Serpa, ao Campo Pequeno (Cruz-Filipe, «5 e 5A: os autocarros das avenidas novas», História das carreiras da Carris, 3/VI/2010 — outrora em linha). Entre a inauguração da carreira, em 2 de Março de 48, e Fevereiro de 50, esperou-se a conclusão do troço final de ligação da Av. João XXI ao Campo Pequeno. Em vão. Só se completaria esta serventia por 1967, salvo erro, pelo que o itinerário planeado para fazer a carreira 5 prosseguir até ao Areeiro foi abreviado pela Av. Óscar Monteiro Torres logo em Fevereiro de 1950.
O postal aqui do autocarro 5 com bandeira do C. Pequeno é com certeza desse período e, atentando ao cartaz do cinema Condes, «Sol e Touros», é com certeza do Verão de 1949. «Sol e Touros», como se vê no cartaz (ou «Sol e Toiros» como passou à história), filme de José Buchs, com o «espada» nacional Manuel dos Santos, Leonor Maia (a Tatão do Pai Tirano) e a grande revelação feminina Ana Paula, estreou-se no Condes em 29 de Julho 1949 e esteve 17 semanas em cartaz, de acordo com o Diário de Lisboa. O autocarro com todas as janelas abertas indicia os meses de Verão.

A folha do Diário de Lisbôa é ajeitada duma fotocópia subsidiada da Fundação do irmão do dr. Tertuliano.
Sugiro que crie uma «newsletter» por forma a que os leitores(as) possam receberem as suas publicações via correio electrónico.
ResponderEliminarCumprimentos
Obrigado do seu interesse.
ResponderEliminarSuponho que o RSS em baixo da cronologia permite a subscrição, mas não sei se ainda funciona.
Cumpts.
Sugestão aceita.
ResponderEliminarCumpts. :)
Concordo com o leitor Figueiredo; aajuadar-me-ia imenso esse sistema.
ResponderEliminarCumprimentos
Alvíssaras! Parece que funciona; fico, pois, à espera da primeira notificação.
ResponderEliminarCumprimentos