Largo de D. João da Câmara e Rossio, Lisboa, c. 1947.
Horacio de Novaes, in Bibliotheca d' Arte da F.C.G.
Na tentativa de achar a data daqueloutra que dava o Rossio desde o Largo de S. Domingos eis cá outra nesga do Rossio. Esta agora do lado do Largo de D. João da Câmara. Conjecturo-a no mesmo dia, um nadinha mais tarde: o sol-posto já alumia aqui, rasante, só as cumeeiras do quarteirão da Suíça, enquanto que lá banhava o Rossio todo.
Aventou ali o benévolo leitor sr. Valdemar Silva um domingo de Maio de 1947. Discordei de Maio pelo encasacado dos transeuntes e um tanto do domingo pela ciranda dalguns operários e gente fardada. Dou a hipótese de Novembro, num dia de semana ou num sábado, fresco, embora soalheiro, talvez pouco posterior às comemorações dos 800 anos da tomada de Lisboa aos mouros, em 25 de Outubro de 1947...
Mas, para serem do mesmo dia, esta e aquela, vêem-se aqui a mais os pendões com o brasão de Lisboa. Dou esta(s) para Outubro e a outra para Novembro, embora não passem de conjecturas.
... E agora anoiteceu
Rossio à noite, Lisboa, c. 1947.
Horacio de Novaes, in Bibliotheca d' Arte da F.C.G.
Ainda em relação à outra, parece ser, então, no Feriado de 25 de Outubro de 1947, o sinaleiro está fardado 'à Feriado'.
ResponderEliminarEsta, a ver as senhoras de manga curta, também será
do mesmo mês ou até de Setembro.
Mas, a fazer fé nas horas do relógio do Convento do Carmo e nos parecendo ser fim de tarde, estas fotos só podem ter sido tiradas entre 6 de Abril e 5 de Outubro por ser o período da hora de verão, em 1947.
Valdemar Silva
Um dado importante, a hora. Bem pensado. Mas estas mostram os pendões que indiciam a comemoração. A outra não. Os pendões podem dá-las mais próximas de 25 de Outubro, portanto.
ResponderEliminarTudo conjecturas, continuo a dizer.
O sinaleiro, é verdade! Tem farda domingueira. Sem pendões, porém, poderia ser o dia de Todos os Santos. Não fôra a hora na torre do Carmo.
ResponderEliminarCumpts.
Conjecturando, ainda. Na outra, os marinheiros aparecem fardados de inverno pelo que não pode ser de entre 21 de Junho e 21 de Outubro.
ResponderEliminarO dia comemorativo foi celebrado em 14 de Maio de 1947 e os cortejos realizaram-se em 6 e 20 de Julho.
Valdemar Silva
É verdade. As comemorações abriram em 14 de Maio. As fardas de Inverno remeterão depois de 21 de Outubro de 47, portanto. E já se não vêem na outra os pendões.
ResponderEliminarDeve ser do fim desse ano de 47.
Cumpts.
Do jardim do Campo de Santana arrancaram ou cortaram o busto de Garcilaso de la Vega, O Inca que estava mesmo a entrada do mesmo jardim. No meu recanto do Sapo vou postar as fotografias.
ResponderEliminarCumprimentos
Já publiquei o artigo com as fotos do local onde estava o busto de Gracilaso de La Vega:
ResponderEliminarhttp://reporter007.blogs.sapo.pt/o-inca-decapitado-ou-aonde-para-o-2228809