Hoje é dia da Meteorologia, dizem-me na emissora. O almanaque diz-me que é dia de São Toríbio de Mogrovejo, mas como agora o missal é pagão, vale o outro... -- Que celebrem, pois, então, a Meteorologia e por ela libem agora aí oficiosamente os novos entes pagãos Mar, e Atmosfera, e o Ambiental, e as fontes, e os pássaros, e... -- E pois, bem, que o façam, mas ponham-lhe acertado sincretismo, como o bom povo sàbiamente faz e todos entendem; celebrem a Meteorologia em dia de S. Pedro ou de Santa Bárbara e não em dia de São Toríbio. Assim é que era democrático (outro deus). E inteligente. Mas estou a pedir de mais, não?...
Nos tristes tempos que vivemos, quase tudo é desconexo; o que é preciso é ser moderno... e ter mudado de nome, pois então!
ResponderEliminarA minha Avó que Deus tem, não precisava do tal (de) instituto, pois bastava-lhe olhar para a Lua para prever o tempo; numa bela ocasião, há muito, muito tempo, numa noite de céu limpo e depois de um dia de bom tempo, disse-me:
- Vai chover em breve!
Fiquei surpreendido pois o tempo estava óptimo e perguntei-lhe como sabia ela tal.
- A Lua está com os bicos para cima.
Era quarto crescente, a Lua parecia, de facto, um barco da arte xávega e... choveu no dia seguinte; querem melhor???
Cumpts
P.S. Foi de mestre a remissão que meteu no verbete para o tal instituto; quando a segui deparou-se-me aquilo mas em Inglês; assim não precisei do saquinho do enjoo.
Mas, quem havia de mandar vestir roupa às camadas ou afixar uma alerta quando chove?!...
ResponderEliminarCumpts.
Ora aí tem! :)
ResponderEliminarCumpts