A fotografia não vem datada mas pelos modelos dos carros arrisco pertencer à década de 60 do século passado.O que me atormenta sempre que vejo estas fotografias é a cor dominante,ditatorial,cinzento e suas gradações,revelando a todo o mundo a espessa e pesada penumbra apenas tolerada durante a longa noite. Ainda ninguém deu por tal,lanço já o alerta.
Parabéns pela fotografia, Bic Laranja. A minha vida em Lisboa é muito deste tempo pacato no trânsito. Mas se reparar nos carros estacionados do lado direito, sem dúvida é um retrato já dos Anos 60. A mesma conclusão tirará se reparar no estado das paredes dos prédios, já com uns anitos. (Suponho que a fotografia seja tirada do lado oposto à Pr. de Londres. Se assim for o prédio alto ao fundo e à direita, ainda em construção, é o do cruzamento com a Av. EUA).
Mérito do fotógrafo. A data indicada no archivo photographico é 1959. Parece-me certa: os Mercedes Ponton são de 1953; a carrinha cuja matrícula se lê é foi registada em 1954; os automóveis que se vêem estacionados parecem-me mais modelos anos 50, não dos anos 60. Parece-me certa a data do achivista. A chapa foi batida no centro da rotunda de Alvalade, voltada à Av. dos E.U.A. sim; ainda os prédios mais altos que a enformam por edificar, como se nota do Sol raiando o 1.º plano. Cumpts.
A fotografia não vem datada mas pelos modelos dos carros arrisco pertencer à década de 60 do século passado.O que me atormenta sempre que vejo estas fotografias é a cor dominante,ditatorial,cinzento e suas gradações,revelando a todo o mundo a espessa e pesada penumbra apenas tolerada durante a longa noite.
ResponderEliminarAinda ninguém deu por tal,lanço já o alerta.
Os tom de cinza-chumbo nas fotografias é do fassismo. Òbviamente, como dizia o divinocrata Delgago. Delgado.
ResponderEliminarO postalinho deve andar pelo fim dos anos 50.
Cumpts.
Parabéns pela fotografia, Bic Laranja.
ResponderEliminarA minha vida em Lisboa é muito deste tempo pacato no trânsito.
Mas se reparar nos carros estacionados do lado direito, sem dúvida é um retrato já dos Anos 60.
A mesma conclusão tirará se reparar no estado das paredes dos prédios, já com uns anitos.
(Suponho que a fotografia seja tirada do lado oposto à Pr. de Londres. Se assim for o prédio alto ao fundo e à direita, ainda em construção, é o do cruzamento com a Av. EUA).
Mérito do fotógrafo.
ResponderEliminarA data indicada no archivo photographico é 1959. Parece-me certa: os Mercedes Ponton são de 1953; a carrinha cuja matrícula se lê é foi registada em 1954; os automóveis que se vêem estacionados parecem-me mais modelos anos 50, não dos anos 60.
Parece-me certa a data do achivista.
A chapa foi batida no centro da rotunda de Alvalade, voltada à Av. dos E.U.A. sim; ainda os prédios mais altos que a enformam por edificar, como se nota do Sol raiando o 1.º plano.
Cumpts.
O que eu gosto dos postes de madeira, cheios de isoladores de porcelana.
ResponderEliminarO contraste é excelente.
E os pimenteiros contra os quais tantos condutores se estamparam.
ResponderEliminarAinda sobravam destes ao cimo da Av. da Igreja...
ResponderEliminarCumpts.
Também acho que davam um certa graça aos caminhos. Postes dos telefones, coisa doutro tempo. Ele agora é mais antenas.
ResponderEliminarCumpts.
Bem visto, sim senhor.
ResponderEliminarOs chamados "pau de fio"!