Com effeito, depois de emprehender na questão, occorre-me que espreitar o mais vulgar dos diccionarios de portuguez evitaria o equivoco:
duque, [s.m.] 1. soberano de um ducado; 2. título nobiliárquico, imediatamente superior ao de marquês; 3. carta de jogar, peça de dominó ou face de dado que tem duas pintas; 4. variedade de videira; só me saem duques: exclamação que exprime desagrado relativamente a uma situação. (Do latim dux, ducis, «chefe; condutor», pelo francês duc, «duque»).
Dicionário da Língua Portuguesa sem Acordo Ortográfico, Porto Editora (verbete na rede em 1/2/2014).
Dois de paus (baralho Cachemira), Printissa, S. Petersburgo, 2005.
In Playing cards art = collecting.
Será que a expressão Duce deriva do mesmo ? É que estes idiotas que fazem estas praxes pensam que são o Mussolini e ironicamente não existe nenhuma carta "marquês"
ResponderEliminarOs pequenos ditadores, e, provavelmente sem bigode.
ResponderEliminarquanto à carta: um valete com pretensões, talvez?
Cumpts
A expressão: "Só me sai duques", hoje, pelos piores motivos, bem se aplica...
ResponderEliminarO título de Duce que Mussolini usou foi obviamente inspirado no dux latino, sim.
ResponderEliminarCumpts.
Verdade.
ResponderEliminarCumpts.
Em boa verdade, nem o mais arguto e brilhante dos duques seria capaz de marchar um passo com o presente exército de mentecaptos com presunção doutoral.
ResponderEliminarFraco Duque temos mas não menos fraco que a soldadesca fandanga que comanda.
Verdade. Tambem é verdade que foi a tresleitura do jôgo de palavras sôbre a praxe academica mai-lo ruidoso palrar dos ignorantes (tambem academicos) acerca d'elle que deu em deriva de interpretação.
ResponderEliminarA interpretação de quem treslê pode ser lógica, mas, a pesar da referência a duques (melhor, a duces), nada do que disse eu primeiramente nem depois se refere a fidalgos, senhores ou vassallos. Nem reais nem pretendentes. De modo que, a praxe deu em mais um equívoco.
Cumpts.