Aliás gineceu; era escola feminina.
Aliás Filipa (por Felipa, que é forma ortoépica correcta, por dissimilação dos dois ii consecutivos -- como em ministro/menistro).
Aliás Escola Secundária desde que o grande acidente nacional proscreveu proletàriamente os liceus.
Aliás agrupamento de escolas desde que o eduquês deu em prescrever escolas em cachos (foi mais ou menos quando o economês passou a prescrever empresas aos cachos, também).
No tempo em que os telefones tinham discos de marcação, ligavam muita vez lá para casa à procura -- Está lá! É do liceu Felipa? -- Era engano, claro. Devia ser um n.º parecido...
Liceu D. Felipa de Lencastre, Arco do Cego, 1958.
Salvador de Almeida Fernandes, in Arquivo Fotográfico da C.M.L.
(Revisto aos cinco para as duas da tarde.)
A passagem de Liceu a Escola Secundária foi proletária e a ascensão " das Escolas Industriais para Escolas Secundárias foi aburguesamento?
ResponderEliminarA passagem de liceu para Escola Secundária é proletária.
ResponderEliminarA passagem de Escola Industrial para Escola Secundária é aburguesamento?
Quanto à forma:
ResponderEliminarEu pensava que isso de Felipe/a tinha a ver com a moirama aqui do lado, daí o ódio de estimação que lhe tenho, mas pelos vistos…
Quanto ao conteúdo:
Isso foi quando estes crânios proletarizados devidamente doutrinados, decidiram que o “homo faber ” não tinha lugar no sistema de ensino em Portugal… Com os brilhantes resultados que, agora, estão bem à vista; mais um caso para limparem as mãos à parede com a m… que fizeram.
Cumpts
Logo, foi aburguesamento... de fachada, para proletário ver, com o resultado catastrófico que se conhece.
ResponderEliminar