| início |

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Língua portuguesa no sistema mundial






ECONOMY


Production at Autoeuropa for another 10 days


In November there will be no downdays but in December Palmela plant for four days and seven days in January.







ECONOMIE


Production à l' Autoeuropa pour 10 jours supplémentaires


En Novembre il n'y aura «downdays» (jours sans produire), mais en Décembre l'usine de Palmela pour quatre jours et sept jours à Janvier.



 O «sistema mundial» deve andar aí à nora para entender os ziliões de luso-papagaios que se exprimem tão triunfalmente sem nexo. Mas é moderno. Quem há ai que não queira cacarejar a língua da moda? Vamos lá, velhos do Restelo! Só os burros é que não mudam, não dizia o outro?
 -- Arre Casteleiro para O.N.U., que o lusofonês já lá está, a cavalo nos acorditas!

6 comentários:

  1. Quer dizer, "Produção da Autoeuropa para mais dez dias", significa na novilíngua ultra moderna: "vai haver Produção da/na Autoeuropa para mais dez dias". Este desaforo linguístico não só é consequência do aborto ortográfico, como também e pior ainda se tal é possível, estamos a adoptar a fala (e n'alguma escrita menos apurada) brasileira que não abre as vogais tónicas, mas que no português de Portugal fonèticamente é obrigatório fazê-lo, sejam elas acentuadas tònicamente ou não. Como é o caso. O termo verbal em questão teria/tem que levar forçosamente acento agudo sem o qual o leitor menos atento é, sem a mínima dúvida, levado em erro.

    E o abastardamento do português não pára (lá está, "pára" e não 'para'...). Que vergonha! Isto só visto, contado ninguém acredita.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Pois são. Então qual o motivo por que referem 10 e não 11??? Que raio de soma é aquela?... Muito estranho.
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Uma carrada gente parva que nos saiu na rifa, foi o que foi.
    Triszteza!
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. Inspector Jaap1/11/13 19:32

    Irra, caro Bic que isso já é mania de implicar… isto é o correspondente numérico desse tupiniquim que a pobre alimária fala, pois será que não vê? Estado Novo: todas as pessoas deverem aprender a ler, escrever e contar… Na escola primária; acontece apenas que essa pobre alma não chegou a esse nível de ensino, é tudo.
    Um destes dias, o malacaca decide politicamente que a raiz quadrada é obsoleta e que pelo novo acordo ortonumérico, (quanto custa estes pau? - 5 real!) a Matemática deverá ser reduzida à condição de batata, pelo que 7+4= 10 e prontsss, pá! Não tem lógica? Mas quem é que quer saber disso? É uma questão política e prontsss, pá!
    Cumpts

    ResponderEliminar
  5. Bic Laranja9/11/13 17:30

    É político é. É uma gente que se crê ungida para a demanda do Graal sem conseguir atar os próprios sapatos, é o que é.
    Pobreza!
    Cumpts.

    ResponderEliminar