Tive esta semana muito gosto em poder conhecer e cumprimentar o jornalista Pedro Correia na sessão de lançamento do livro «Vogais e Consoantes Politicamente Incorrectas do Acordo Ortográfico» (Guerra & Paz, Lisboa, 2013).
Estou-lhe grato pela estima e pelo livro. Li-o dum trago e lhe garanto, o livro, sim, é inestimável; pelo resumo oportuno e bem circunstanciado desta anormalidade, que pode ajudar a esclarecer muitos concidadãos que andam alheios a este esbulho furioso que nos fazem. A maior parte da gente (começando pelos srs. deputados à câmara que ratificou o caco gráfico e que lá andam agora a ver do baile que armaram) não sabe senão o que se papagueia na televisão e com isso vão, inocentemente, convencidos de que a realidade é o facto consumado da propaganda do «Bom Português».
O livro resume o que se passou e anda a passar: a ideia parida do capricho de meia dúzia; a reforma ortográfica atabalhoada e humilhante com inculcas de culpa nos portugueses (por usarem e reformarem a seu jeito o seu próprio idioma, imaginai!); o descaso de 99% dos pareceres contra o disparate que se adivinhava; a pressa, com intenção de facto consumado, em levar a asneira por diante ao arrepio do bom senso e da Lei; a ditadura institucional (na imprensa, administração, empresas, &c.) contra o melhor alvedrio das pessoas ali; a propaganda falaz como justificação do nefando acto; a censura das TV ao desagrado e oposição geral; o ridículo, o ridículo...
Um livro actual, necessário, que resume com clareza a história até ao momento do nefando «Acordo Ortográfico», tão democraticamente omissa na imprensa (em geral), na rádio e (sobretudo) nas TV.
Cá está mais um livro que tenho de comprar, indiscutìvelmente:).
ResponderEliminarMaria
É leitura clara e escorreita. Quem dera que muitos que andam alheados o lessem.
ResponderEliminarCumpts.
Obrigado, caro confrade das letras blogosféricas.
ResponderEliminarUm abraço.
Obrigado eu!
ResponderEliminarCumpts.
Parabéns pelo livro; vi-o na TV24 por mera casualidade e pensei logo que, para variar, estava em presença de um vertebrado; assim, depois do rasgado elogio do caro Bic, também o vou comprar… naturalmente.
ResponderEliminarCumprimentos a ambos
:) Cumpts.
ResponderEliminar