| início |

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Castelo de Almourol

(Verbete que havia de ser de ontem.)

Castelo de Almourol, Tancos (H. Novais, post 1957)
Castelo de Almourol, Vila Nova da Barquinha, post 1957.
Estúdio de Horácio de Novais, 1930-1980.

16 comentários:

  1. Clotário Luís Supico Ribeiro Pinto8/10/11 21:26

    Caríssimo,
    Embora de forma póstuma, no que a minha pessoa concerne, presto-lhe a minha justa homenagem ao seu prestigiante boletim pela veneração e divulgação dos períodos áureos desta nação que muitos varreram da memória.

    A bem da Nação
    (assinatura ilegível)

    ResponderEliminar
  2. José Pedro Rodrigues8/10/11 22:03

    Boa tarde
    Como é a primeira vez que me dirijo em comentário(pedido), quero desde já dar-lhe os parabéns pelo blog, ao qual sou fiel e atento visitante .
    Pelo que tenho lido, vejo que o caro biclaranja é entendido e estudioso da Lisboa antiga, o que me motivou a enviar-lhe um pedido de esclarecimento sobre a localização aos dias de hoje no largo Martim Moniz, das escadas do Arco da Graça (que creio ainda existem e que vão do referido largo à calçada do Garcia), gostaria ainda de também poder localizar a calçada do Jogo da Péla. É que no Arquivo Municipal ao procurar a rua da Palma, na pág. 30 (Rua da Palma cruzamento com a Rua Martim Moniz, vendo-se ao fundo as escadas do Arco da Graça), e na pág. 31(A Mouraria antes das demolições, 1ª transversal, .... rua da Mouraria; ao fundo, as escadinhas da Saúde)com rua/local rua Martim Moniz, ambas falam na rua Martim Moniz.Será engano?.
    Caso tenha paciência e queira, agradeço desde já uma resposta a este meu pedido.
    José Pedro Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Para além dos textos, tenho gostado imenso deste passeio pela memória, através das fotografias que tem vindo a publicar.
    Uma excelente ideia.

    ResponderEliminar
  4. Pedro Pereira10/10/11 11:09

    Caro Bic Laranja,

    Em primeiro lugar, dar-lhe os parabéns por este blog - que sigo com muito agrado.
    As fotografias (e texto) são excelentes, mas acabam por nos deixar algum amargo de boca pela direcção que estamos a tomar.
    Esta fotografia de almourol fez-me lembrar uma fotografia que vi do castelo de S. Jorge, e que me deixou estupefacto!
    Era uma fotografia, penso, dos anos 30 (do séc. passado), e que nada tinha a ver com o castelo de hoje - o que me deixou deveras surpreendido - e penso que muita gente também desconhecerá este facto - da reconstrução (ou melhor, uma efabulação), por parte do antigo regime, dos castelos e outros monumentos - com vista a devolver-lhes a grandiosidade passada.
    É uma sugestão de temática que lhe deixo.

    Abraços e muito obrigado

    Pedro

    ResponderEliminar
  5. Atentti al Gatti12/10/11 00:22

    "Embora de forma póstuma no que à minha pessoa concerne..."!? Diabo! Será um comentário post-mortem?
    Não há dúvida, este blog é do outro mundo!
    A.v.o.

    ResponderEliminar
  6. Que foto absolutamente deliciosa!

    ResponderEliminar
  7. um dos lugares de refúgio dos Templários, bonta foto, cada vez um blog que é uma obrigação visitar, os meus parabéns pelo trabalho

    ResponderEliminar
  8. Ao sr. ministro Supico Pinto, muito obrigado, e que Deus o haja!
    Ao leitor Attenti obrigado também e que Deus o guarde! O blogo folgo que vá além...
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  9. Caro senhor,
    Obrigado pelo apreço. Vamos a ver se lhe sei responder: 1) a Calçada do Jogo da Péla, veja-a no prolongamento da Calçada Nova do Colégio desde a Rua do Arco da Graça ao actual largo Martim Moniz (v. Google </a>e o que deixei publicado no «Novo postigo da Rua da Palma e a Torre da Péla»); 2) as escadas do Arco da Graça são (eram) na travessa desse nome cujas só o cimo, ao chegar à Rua do Arco da Graça, me parece que existe (v. Google </a>outra vez). Vinham da Rua da Palma.
    A Rua do Martim Moniz (antiga de S. Vicente à Guia) atravessava a Mouraria de Este a Oeste (e vice-versa) ligando o Largo da Saúde (ao fundo das Escadinhas da Saúde) à de suso dita Calçada do Jogo da Péla; cruzava a Rua da Palma e, após esta, dela partiam do lado do Norte as ruas das Atafonas e do Socorro (cf. «Canos da Mouraria») que levavam ao Largo do Socorro e à igreja paroquial (onde começava e ainda começa a Rua de São Lázaro).
    A fotografia da pág. 31 que refere e que julgo ser a que aqui mostro, mostra o que lhe descrevo e que vai em acordo com com a legenda lá. A outra que diz, que dá as escadas do «Arco da Graça» em fundo, não dá nada. Mostra as mesmas escadas que vemos nesta. O arquivista enganou-se; tomou escadas do Jogo da Péla pelas do Arco da Graça cuidando talvez que seriam a mesma coisa. Não eram.




    O topónimo da Rua de Martim Moniz alastrou no falar alfacinha e pelos pavilhões de lojas ao vazio que as demolições da Mouraria pariram. Foi tão oficial e diligentemente adoptado que se propagou ao subsolo, à estação do Metropolitano antiga do Socorro. Cuido que a fusão de freguesias em curso condenará ao lugar e freguesia do Socorro uma ainda mais vaga reminiscência da memória alfacinha.
    Cumprimentos.</p>

    ResponderEliminar
  10. Bic Laranja15/10/11 18:11

    Muito obrigado!
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  11. As obras dos Monumentos Nacionais no Estado Novo tiveram o mérito de nos legar com feição histórica assaz verosímil inúmeros castelos que doutra maneira não passariam dum monte de escombros. O castelo de S. Jorge só não estaria nessa ruína pela ocupação como quartel militar. Noutros casos despiu-se demasiadamente o ornato mais recente (sobretudo barroco) em prol duma pureza românica ou gótica originais, como no caso da Sé de Lisboa. Foi um critério. Em todo o caso bem melhor que não fazer nada e deixar cair que, quando não se dá o abastardamento com modernices hediondas (v. o anfiteatro no castelo de Óbidos), é o que se hoje vê.
    E é assim.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  12. Bic Laranja15/10/11 18:27

    Grato pelo apreço.

    ResponderEliminar
  13. Bic Laranja15/10/11 18:27

    Foi sim senhor.
    Cumprs.

    ResponderEliminar
  14. Bic Laranja15/10/11 18:28

    Mérito do fotógrafo.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  15. Bic Laranja15/10/11 18:28

    Grato por que ache assim.
    Cumpts.

    ResponderEliminar