| início |

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Lisboa, c. 1908

 Cliché de Alberto Carlos Lima. À atenção do benévolo leitor...

Lisboa (A.C.Lima, c. 1908)

12 comentários:

  1. André Santos12/9/11 02:05

    A minha rua está parcialmente ali, a actual Rua Visconde de Santarém.
    Conhecia a foto mas maior e com menor resolução.
    Gosto! :)

    ResponderEliminar
  2. Carlos Portugal12/9/11 09:53

    Curiosíssima foto, Caro Bic. Com as cúpulas pseudo-árabes da praça de touros do Campo Pequeno a espreitarem por detrás da colina arborizada...

    Recordo uma moradia antiga na esquina da rua Visconde de Santarém com a Avª Rovisco Pais, onde desde há umas décadas há uns prédios «modernistas» cinzentões, mas não me parece o palacete com o torreão da foto (este ficaria provavelmente do outro lado da Rovisco Pais).

    De qualquer modo, em 1908, «que saudades de quando a escola era risonha e franca e a Bandeira azul e branca», diziam os meus avós maternos... Depois, foi o que se viu, e agora então é melhor nem falar da rapina desenfreada que os novos ratoneiros republicanos e laicos fazem ao País e às suas Gentes, em nome de coisas absurdas, vazias, mas por isso mesmo malsãs...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Mário Cruz12/9/11 16:57

    No centro da foto está a casa dos Bombeiros da Cruz de malta (Largo do Leão) ainad de pé? Refiro-me à casa que tem a janela de águas-furtadas.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Bic Laranja12/9/11 19:22

    Não deve ser o prédio que diz, mas fiquei curioso do «seu».
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  5. André Santos12/9/11 22:52

    Chegou a ser o edificio da Câmara Municipal dos Olivais. É versátil! Nele habitou José Saramago, em criança. Mesmo após a mudança da Escola Primária nº14, em 1986/1987, para um edificio novo construído nos terrenos que se encontram do outro lado da rua, este nunca abandonou totalmente a função de estabelecimento de ensino e ainda hoje nele se encontra - se não estou em erro - uma escola profissional.

    ResponderEliminar
  6. Attenti al Gatti12/9/11 23:11

    Também nesse edifício do Lgº do Leão funcionaram os Paços do Concelho da Câmara Municipal dos Olivais, que aquí reuniu, pela primeira vez, em 22 de Dezembro de 1852 (in A Antiga Freguesia dos Olivais. Ralph Delgado. Lisboa 1969. Págs. 66 e 67).
    Mais uma foto muito interessante, sem dúvidida. A Praça de Touros do Campo Pequeno parece tão perto.
    A.v.o.

    ResponderEliminar
  7. Não habitou, andou lá na escola primária.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  8. É verdade (os Olivais). E cuido que se acolheu em seguida no Casal dos Britos ou na Quinta do Fole, que eram logo ali.
    É verdade (o Campo Pequeno).
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  9. Attenti al Gatti14/9/11 23:17

    É verdade. Mas não ficava assim tão perto já que se situava no nº 33 da Estrada da Charneca. Seguiram-se, segundo a mesma fonte, o palácio do Marquês de Valença na Estrada do Lumiar e, por fim (o bom filho à casa torna) o regresso ao Lgº do Leão, desta no nº 9, sua derradeira morada.
    A.v.o.

    ResponderEliminar
  10. Não sei onde fosse o 33 da Estrada da Charneca, porém, em sendo a Quinta do Fole, seria por onde hoje é a Caixa na esquina oposta ao Técnico, na Estrada das Amoreiras que vinha do Largo de Arroios. Que, enfim, ia à Charneca. Depois do Pote de Água...
    Era bom conhecermos as fontes do Ralph Delgado.
    Cumpts.

    ResponderEliminar