| início |

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Home' paje' do Sapo

Prezados srs.,


Sendo que vos noto tão pressurosos em abrasileirar o portal do Sapo, pergunto-vos se o vocábulo «homepage» é tupi ou se é simples gralha tipográfica nos regionalismos alentejanos home' e paje'.


Cumpts.

Do blogo Bic Laranja
(Enviado há 10 min.)



«Tapuias»,  Alberto Eckhout Krijgsdans


Dança dos Tapuias
Alberto Eckhout,  c. 1636-1644.
Óleo sobre tela, 168 x 294 cm, Museu Nacional da Dinamarca, Copenhaga.
(Via «Erro de Português», in Amadeu, Leandro e Claribel.)


 




Adenda:

Boa tarde[,]


Informamos que Homepage é designada como sendo Página Principal [ao contário, melhor dizendo], ou seja, é a página web principal ou de apresentação num sítio (site) da web. O site pode conter múltiplas páginas web, mas apenas uma será a homepage, ou home page.

Obrigado[,]
[Respondente identificado]
SAPO
(Sublinhados meus.) 



 Não deve ser alentejano, portanto.

 

23 comentários:

  1. Carlos Portugal15/9/11 18:22

    Excelente, Caro Bic! É ridicularizar-lhes ao máximo este aborto de analfabetismo galopante!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Pedro Catinga15/9/11 18:31

    Um pouco de tino não lhe ficaria mal ou... o que é demais, enjoa.

    ResponderEliminar
  3. O curioso é que a resposta é muito mais ridícula (esta é com o Catinga) do que o motejo que lhes lancei.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. Caro senhor. O seu nome enjoa mais.

    ResponderEliminar
  5. Caro BIC... tu és ruim. Mas, cheio de razão...Hahahaha

    ResponderEliminar
  6. Olhe, farto-me de rir com as suas respostas cheias de ironia, quando não com uma pontinha(?) de sarcasmo, às várias instituições ou organismos públicos que aborda (no caso o Sapo) sobre determinado assunto que quer ver esclarecido, assim como a um ou outro comentador que não raramente se sente menos agradado ou mesmo irritado com as suas abalizadas opiniões.

    E essa sua capacidade de responder pronta e inteligentemente, socorrendo-se de analogias e metáforas apropriadas a cada ocasião, é cá uma coisa... Que inveja!
    Esta de hoje é demais :)

    E então aquela do 'home' e do 'page' e do sotaque alentejano... (e de concluir que a pessoa que lhe respondeu, não o é) é um fartote.

    Já agora - e esta pergunta vem mesmo a talhe de foice - porque é que todos os portais portugueses empregam a palavra WEB, incluíndo o próprio Sapo,
    , para designar REDE (que quer dizer mais exactamente TEIA), palavras estas portuguesíssimas que querem dizer o mesmo???

    Falazar à novo riquismo é o que é... Assim sempre é mais chique e sobretudo demonstra cosmopolitismo à brava...

    Foi esta 'modernidade e progressismo fabulosos' que a democracia nos trouxe. Bem podem todos eles limpar as mãos à parede.
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Carlos Portugal16/9/11 09:24

    Cara Maria:
    Quanto a esta «modernidade e progressismo fabulosos», já o célebre Conselheiro citado por Eça exclamava, rotundo e grosso: «Quem não admirará os progressos deste século?»... Nos finais do Séc. XIX. Pelos vistos, a «modernidade» e o «progressismo» impantes que estes «maximus imbecilis» arvoram orgulhosos, é velho de quase um século e meio...

    Coitados... É de ter pena deles (se não nos quisessem impingir a sua cretinice crónica)!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  8. Alves Pereira16/9/11 12:47

    os textos acima, são um deleite para o cérebro e um bálsamo para a alma.
    bem-hajam todos.

    ResponderEliminar
  9. Bic Laranja16/9/11 20:54

    Bondade sua. Bondade sua, prezada amiga. Obrigado!
    Sabe, cuido que já passámos a fase de usar o barbarismo por ser «chic». Esta malta agora nem conhece outro vocabulário senão o bárbaro. Ouviram e viram por aí «web», fazem uma vaga ideia de que é internete, páginas da internete e coisas assim, e vai daí, como não têm bagagem para mais, fica como vem da América. Para quem é bacalhau basta. Enterra-se o português. Que descanse em paz.
    Cumpre.

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigado! Gentileza sua, pelo menos na parte que me toca.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  11. Carlos Portugal16/9/11 22:51

    Muito obrigado, também pelo que me toca. Mas é mesmo gentileza sua.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. O Carlos, a quem aproveito para enviar os meus cumprimentos, tem toda a razão no que afirma.

    Há bocado, antes de sair, escrevi um comentário sobre o tema em debate, mas como gosto de corrigir qualquer lapso linguístico, não o enviei na altura para o fazer quando chegasse a casa. Pois fiz mal, abri o pc e ainda o vi na página onde o deixei..., mas foi sol de pouca dura. Uns segundos depois desapareceu. E foi pena porque dizia algumas coisas válidas contra o AO, que na minha modesta opinião deveriam ser tidas em conta. Fica para a próxima.

    *************

    Não tem que agradecer, o mérito é todo seu como bem sabe.

    Adorei aquela ironia de um comentador, que, dada a quantidade monstruosa de estrangeirismos, mormente anglicismos - que inundam largos extractos da sociedade que se crê 'bem falante', mas que sofre de um pedantismo que fede - o melhor seria começarmos a perguntar aos ingleses como se escrevem certas palavras... Pois, por este andar... Isto está bonito, está.

    O que se pede aos portugueses é que se movimentem por todos os meios para travar este crime de lesa-língua portuguesa. Como? Através de petições, mais do que as que já existem, cartas ao Presidente da República e à Presidente da Assembleia da República, maciças manifestações de rua pelo país inteiro, artigos em jornais e revistas, programas em todas as televisões e rádios, etc.

    Havemos de os massacrar a tal ponto que, perante o crime abjecto, de que as ridículas motivações que que lhe deram origem são apenas mais algumas das múltiplas constatações da mais pura ignorância quanto às alterações impostas a um vocabulário riquíssimo para delas prescindir em absoluto. Facto aliás sublinhado pelos mais insígnes e insuspeitos intelectuais e linguístas do nosso país.

    Posto isto e tendo em conta a gigantesca oposição da parte de tão ilustre gente, os 'acordistas' só terão uma saída honrosa para esta autêntica fraude que só veio à luz por oportunismo e traição à Pátria: fazerem mea culpa, pedirem desculpa aos portugueses e renderem-se à evidência. O AO é um crime e como tal está a ser julgado, não nos tribunais mas pelo povo inteiro.
    Que os políticos não se esqueçam - segundo eles próprios andam a apregoar diàriamente há quase quatro décadas O POVO É QUEM MAIS ORDENA! E se é ele quem mais ordena, é ele que manda na Pátria e na língua, a quem os políticos por interpostos 'acordistas' devem prestar contas e não só sobre o Acordo. E não a politicagem travestida de grandes senhores que julga que é dona do país, mas que afinal não passa de gente ignorante, apatriota, traidora e mentirosa. Até na falácia de que a unificação do português só trará vantagens..., sim é capaz de as trazer. Mas só a eles e essas de certeza absoluta.

    Este vergonhoso regime só nos trouxe a desilusão, amargura, tristeza e desgraça. Os "grandes democratas" que diziam vir salvar o país das 'garras do Ditador' e restituir o povo à liberdade, tudo quanto fizeram foi destruir um e outro por completo: da economia à paz social, da autoridade à moral, do respeito pelo próximo à dissolução da família. Só lhes faltava completar a 'grandiosa missão' a que se propuseram desde que aqui puseram os malditos pés: destruir a língua portuguesa. E estão a fazê-lo à velocidade de cruzeiro, antes que o povo acorde da modorra em que se encontra há décadas e se revolte de vez. E era isso mesmo que o povo deveria fazer. Veremos se tal acontece. Já faltou mais. Assim Deus o queira.
    Maria

    Obs.: Creio que foi no Jovens do Restelo que li um comentário de alguém que é um pai às direitas, isto é, à moda antiga, quando se aprendia a falar e a escrever sem ponta de erros vocabulares ou falta de lógica na escrita. Este pai comunicou à professora da filha que tudo o que a esta seja ensinado segundo as normas que o Acordo estabelece, em casa ele irá corrigir para o português anterior ao AO, tal como ele aprendeu. Assim é que é! Grande pai e grande português!

    ResponderEliminar
  13. Pois tem razão. Vi ontem mesmo, depois de enviar o comentário. Aliás, por não estar certa, estive para citar também esse Blogo. Foi de facto no Portugal dos Pequeninos, cujo autor está igualmente de parabéns por ignorar em absoluto as novas regras linguísticas que o AO estabelece.



    Vou estar uns tempos fora. Não levo o pc, propositadamente. Fico ansiosamente à espera de regressar para voltar a ler os excelentes escritos, verdadeiras pérolas no sentido rigoroso do termo, que vão perpassando por este espaço de referência e, sejamos justos, por alguns outros mais. E o que é digno de registo..., EM PORTUGUÊS DE LEI!
    Maria

    ResponderEliminar
  14. Carlos Portugal17/9/11 17:36

    Cara Amiga Maria:

    Agradeço-lhe os cumprimentos, que retribuo com respeito e amizade.
    Concordo plenamente com o que escreveu (como sempre), e devo-lhe dizer que, das várias editoras com que trabalho, NENHUMA adoptou ou vai adoptar o iletrado aborto ortográfico. Dizem que, se assim fosse, os autores que elas publicam deixariam de lhes entregar os seus trabalhos. A rejeição é pois quase total. Só os apátridas e incultos figurões do «establishment» é que continuam na sua sanha de assassinarem a Língua - como tudo o que lhes cheire a cultura e identidade de um Povo.

    Desejo-lhe umas excelentes férias - e que, se possível, sejam ao resguardo da loucura colectiva que querem lançar sobre nós.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigado. Boas férias, se é disso que se trata.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  16. Alves Pereira18/9/11 13:50

    Olhe que não... é a mais pura verdade e há que dizê-lo, mas fico feliz pela sua reacção. Cump.

    ResponderEliminar
  17. Alves Pereira18/9/11 13:51

    Olhe que não... é a mais pura verdade e há que dizê-lo, mas fico feliz pela sua reacção. Cump.

    ResponderEliminar
  18. Alves Pereira18/9/11 14:21

    Olhe que não... é a mais pura verdade e há que dizê-lo, mas fico feliz pela sua reacção.
    E, já agora, 2 pequenas pérolas da cloaca cultural em que se transformou a RTP paga por todos nós:
    como sou um aficionado das bicicletas, vejo a Volta a Portugal na RTP e respectiva subsidiária RTPN por exclusão de partes , está visto!
    1- No ano passado puseram uma pobre alma a fazer a reportagem na qual aquele ignorante repetiu até à exaustão e durante toda a Volta, a palavra sexuagésima ... será que ele passou os olhos pelo sermão e leu mal??? ou nunca terá lido nada?
    2- Ano da graça do Senhor de 2011: subida Senhora da Graça:"caixa" que aparecia no écran:

    inclinação média - x%
    inclinação máxima - y%
    longitude (não há engano) - z km

    vejam bem ao que estamos reduzidos... e, o mais preocupante é que ninguém - ao que sei - se deu ao trabalho de corrigir tal enormidade, pelo menos até à parte que vi, forçado que fui a colocar no canto superior esquerdo do écran um colante para não ter que ser agredido pela palavra DIRETO . Mas, mesmo assim não consegui continuar com essa autoflagelação intelectual e, simplesmente acabei por desistir.
    no ano passado liguei para lá e, depois de algumas tentativas falhadas, lá consegui falar com alguém que me explicou que às vezes havia muito pessoal de férias, etc. , e que tinham que fazer substituições menos felizes, e tal...
    este ano a pessoa que me atendeu limitou-se a ouvir a minha acidez sem qualquer tipo de reacção... reconfortante, não? e é o que temos por essas bandas.

    Caro Bic , que nunca a energia lhe feneça e o meu reiterado bem-haja.
    Cump.
    A. Pereira
    OBS - Quiseram as leis do caso que o cromossomático emparelhamento na minha concepção determinasse que eu seria do exo (ou sexuo?) masculino. Aqui fica, pois a correcção bem-humorada, já que não tenho nada (antes pelo contrário) contra o belo sexo (sexuo ?)

    ResponderEliminar
  19. Alves Pereira18/9/11 14:25

    bolas que carreguei cedo demais no botão... chamo-me, José Augusto, nome prosaico como se vê , mas do qual gosto muito e, é assim que gostarei de ser chamado doravante, obrigado!

    ResponderEliminar
  20. isto hoje está para a asneira:
    de mais. aqui fica a correcção .

    ResponderEliminar
  21. Bic Laranja18/9/11 21:25

    Grato pelas suas palavras.
    Cumpts. :)

    ResponderEliminar