Aqui há semanas falei do palácio da Condessa de Camarido. Este palácio oitocentista quando foi feito dava frente para a velha Estrada das Picoas tal como vedes na imagem. Com o rasgar das avenidas novas passou o jardim a dar para a rotunda das Picoas, depois baptizada Praça Duque de Saldanha. O palácio sobreviveu até 1939. Nele funcionou o Colégio Normal de Lisboa. A perspectiva aqui é tirada da Av. Cinco de Outubro e as fundações no terreno em frente são as do troço ocidental da Av. da Praia da Vitória. Como vedes, o palácio ficava no leito da avenida.

Palácio Camarido, Rua das Picoas, 1938.
Eduardo Portugal, in archivo photographico da C.M.L.
Uma vez que é conhecedor profundo da história de imensos palácios, palacetes, moradias, etc., em Lisboa, atrevo-me a pedir-lhe um enorme favor, sem com isto querer abusar da sua paciência.
ResponderEliminarPor falta de oportunidade e sobretudo de tempo, para me deslocar às respectivas Câmaras Municipais e não obstante ter feito alguma pesquisa há bastante tempo e por diversas vezes, para saber a história do Palácio que fica mesmo em frente ao Palácio Foz, nos Restauradores, em Lisboa, o qual alberga desde há muito os CTT's, não tenho obtido quaisquer resultados. Nem sequer socorrendo-me do Google.
A família, proprietária deste Palácio em Lisboa, possuía outro Palacete em Loures (como segunda residência), da qual possuo uma fotografia de parte da fachada. Penso que ainda existirá. Se o deitaram abaixo - e espero bem que não - tratou-se de um verdadeiro crime contra o nosso riquíssimo e belíssimo património histórico, como os muitos que se têm praticado por toda a cidade de Lisboa (os prédios da Baixa Pombalina são apenas um pequeno, grande, exemplo) e arredores.
Estes edifícios são do século dezoito. Pombalinos portanto. No de Loures, especialmente, estas características arquitectónicas saltam logo à vista.
Será que estou errada e o Palácio dos Restauradores já foi construído no início do séc. dezanove?
Se lhe for possível fornecer-me alguma informação fidedigna sobre este assunto, desde já lhe fico antecipadamente .
Maria
Ficou pelo caminho a última palavra... "agradecida":)
ResponderEliminarMaria
Amigo o que é feito deste palacete ?
ResponderEliminarProfundo não diria, senão conheceria esse de que me fala.
ResponderEliminarO edifício de que me fala é o nº 61 da Praça dos Restauradores, com frente também para a Tr. de Santo Antão, não é verdade? Procurarei a ver o que acho e logo lhe digo.
Cumpts.
Foi demolido, pois.
ResponderEliminarCumpts.
Fico a aguardar e renovo os meus agradecimentos.
ResponderEliminarMaria
e já agora que está com a mão na massa o que meteram no seu lugar ?
ResponderEliminarPalacete Anjos. Hei-de publicar umas nótulas sobre ele.
ResponderEliminarCumpts.
Só lhe sei dizer que no lugar desta propriedade está, 'grosso modo', o Monumental.
ResponderEliminarCumpts.
Que maravilha! Para já, dizer obrigada é dizer pouco.
ResponderEliminarMaria
até pensei que fosse o forum picoas, muito obriagado amigo
ResponderEliminar