Vista sobre o Vale de Chelas até Xabregas, Lisboa, c. 1990.
A demanda da fotografia da quinta das Ameias que pus há dias levou-me a revolver um velho baú onde jazem empoeiradas uma vãs aspirações a fotógrafo. Esta não é famosa - é dum dos poucos filmes a preto e branco que resolvi experimentar. Uma vista sobre Xabregas tirada do fundo da Rua Capitão Roby, à Picheleira. Uma janela muito minha para o Tejo com mais do dobro do tempo que tem esta fotografia.
O vale de Chelas espraiando-se entre o alto da Madre Deus e o Alto de São João, atulhado de velhas fábricas com as suas características chaminés. À esquerda uma fiada de casas operárias; ao fundo, a fachada do palácio dos marqueses de Nisa dão o curso da Rua Gualdim Pais. O plano de fundo, tão esbatido, é o nevoeiro do Tejo pela manhã. A névoa mais próxima, porém, era coisa a arder no Carrascal...
Calhando, agora, talvez saia do baú mais um ou dois enganos daquele tempo.
Caro Bic: será mesmo 1990?
ResponderEliminare vê-se o camões e tudo...
ResponderEliminarEste quadro pertenceu ao quotidiano de grande parte da minha vida. Talvez por isso, nunca me deu para o fotografar. Agora arrependo-me, claro. Para mais porque nestes 20 anos, muita coisa mudou. E para pior. As chaminés desapareceram. Mas já antes tinha desaparecido muito do que dava vida ao Vale de Chelas. Hoje, o primeiro plano da foto é ocupado por bairros problemáticos, criados pelas incompetentes politicas de realojamento. Na Estrada de Chelas sobressai um albergue onde se abriga e derrama para a rua, gente à margem da sociedade, destroços humanos dos estupefacientes e dos azares da vida. Chelas tornou-se a montureira onde a gente fina vem despejar o lixo, que é para não cheirar mal ao pé da porta.
ResponderEliminarTal e qual como na foto, actualmente, já só o guindaste que se vê à direita.
A.v.o.
90 ou 91. Não foge daí.
ResponderEliminarCumpts.
E fica tudo dito. Esta civilização não grande tem futuro, pois não?
ResponderEliminarCumpts.
Abraço!
ResponderEliminar:)
Não é engano.
ResponderEliminarPara além do documento, é uma boa fotografia.
Venham mais!
Abraço
Obrigado!
ResponderEliminarCumpts.