| início |

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

- Esta vida de turista!

Segunda-feira, 5 de Julho de 2010




Igualdade de género


 Este é assunto de defensores acérrimos. Esforçam-se muito nisto, os defensores acérrimos, por esbater a função matriarcal; forçoso é sobrarem só papéis viris a desempenhar. De preferência por mulheres, com acérrima paridade, para lá de qualquer mérito (e já agora com empenhada promoção de comportamento feminino nos homens). A sanha revisionista entra já pelas definições de 'homem' e 'mulher' estabelecidas historicamente nos dicionários (ouvissem uma Sandra Ribeiro, in Sociedade Civil, R.T.P. 2, 5/7/2010). Ora isto é querer rescrever a História; a divisão sexual do trabalho remonta à pré-história e fez-se assaz naturalmente conforme a fisiologia do homem e da mulher. Foi o que foi, deu no que deu, mas não agrada mesmo nada que assim haja sido. Só que já foi. E será o que vier a ser. Todavia o desígnio agora é que a nova língua de pau forje a igualdade pelo léxico. Porque entender o passado ou a natureza das coisas é um erro; porque toda a diferença é uma injustiça; nos dicionários e nas leis os termos 'casamento' e 'parental' (con)fundem já o que é materno ou paterno por natureza. Pelo léxico, o futuro adivinha-se um monolito de todo o tamanho.


Da parentalidade


Diz que o matraquilho-mor teve um bebé.


Ferrari CR7


Dos débeis


 Por causa do calor recomendam no noticiário uma série de cuidados às pessoas frágeis de saúde.  Excelente enunciado para dizer gente débil; dá na conversa doutros débeis... mas não se deve ao calor.


Água boa para banhos


Língua de pau, Algarve - (c) 2010
Língua de pau, Algarve - (c) 2010

 A vitrina dos editais, na praia, tem um autocolante oficial na parte de trás, voltado para os líquenes da falésia. Diz em moderna língua de pau: água com qualidade compatível com a prática balnear.


 Sopa compatível com a prática balnear


 A água do mar está a 24º, vi no teletexto. As algas não vinham no teletexto. Tomamos banho em caldo verde.





Terça-feira, 6 de Julho de 2010




Diário da praia


 O mar hoje cospe os banhistas. A custo se consegue entrar. A rebentação está forte e há fundões. Contrasta com a sopa de algas de ontem. Puseram esta manhã a bandeira amarela, coisa rara.
 (Vim a saber depois que era um fenómeno chamado tsunami meteorológico no golfo de Cádis - deve ser um fenómeno japonês...)



Gente


 Sempre acho muitos sósias quando estou a banhos. Já vi o do sr. Phelps e um outro muito famoso que já esqueceu... Lá adiante está uma sósia da A.B.A. - ou será mesmo ela?...
 E agora parece-me que até já vejo sósias de sósias: uma aqui ao lado é sósia da sósia da Miss Piggy, uma que trabalha lá na...


O presidente do Sporting...


... disse que numa reunião com sr. presidente do Porto este lhe afiançou que o Moutinho só iria para o Porto com o assentimento do Sporting. E acto contínuo crucificou o Moutinho pela rebeldia de querer ir para o Porto.
 Não cuida ele de quem fomentou a rebeldia do moço?!... Que tenrinho que é este presidente do Sporting!


 

4 comentários:

  1. Ele há aqui muito pano para mangas nestes comentários estivais.
    Mas, agradecendo a sua atenção, fico-me pelo inicial, ainda que concorde em género e número com o que aqui diz. (Poder-se-á dizer "género e número"?)
    E lá no inicial, só acrescento que é um ultraje aos direitos e à igualdade dos ditos, uma mulher não poder ser pai.
    A modernidade exige uma revogação da norma!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sou eu que lhe agradeço a clarificação da acérrima categoria, sempre tão actual.
    As mulheres serem 'pai' e vice-versa, parece-me que essa está já na calha para a legislatura que se segue (v. http://jugular.blogs.sapo.pt/1977520.html).
    Género e número como aqui?
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. Não vejo que qualquer lei (a não ser a da Natureza) resolva para já essa ânsia. No futuro, não creio que eu ainda tal veja. Mas é provável que se lá chegue.
    Quanto à mudança de sexo, ou à escolha de um sexo, no caso em que há orgãos femininos e masculinos, supunha eu que isso já estava contemplado no Direito.
    Pelos vistos, não.
    O género e o número eram esses mesmo!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Bic Laranja24/8/10 21:45

    Supunha bem. Mas esta agora parece-me que é para ser sem acertos de talhante. Uma ânsia e umas roupitas e vai de abreviar. Para ser mais simplex.
    Cumpts.

    ResponderEliminar