No liceu havia três antónios. Um António que havia era o Galo. Não sei porque era o Galo. Ele tinha menos carisma que uma galinha. Usava risco ao lado e óculos de fundo de garrafa. Tinha muito mais ar de António que de galo.
Outro António que havia era um António da Rua António Pedro. Perturbava muito as aulas. Com uma professora de Biologia que nunca mandava calar ninguém (calava-se ela em vez disso), que nunca expulsava ninguém – era a professora mais complacente e passiva que jamais se viu... – Pois o António da Rua António Pedro fez tantas, mas tantas, que finalmente conseguiu a ordem: – "António, agora sai!" – O tom nem foi nada imperativo, diga-se, mas o António saiu sem mais.
Este era o segundo António.
O terceiro não me lembro.
Sala de Ciências Naturais, Liceu Central de Pedro Nunes, [1930-1980].
Fotografia: Estúdio de Horácio de Novais, in Biblioteca de Arte da F.C.G.
sexta-feira, 12 de março de 2010
Os três antónios
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Lembro-me bem desta sala, aliás o Liceu Pedro Nunes tem um invejável património cientifico, onde existe o único ornitorrinco embalsamado em Portugal, além de muitas outras raridades e curiosidades...os Antónios, não me lembro deles...
ResponderEliminar:-)
ResponderEliminarElegante, essa deslembrança!
E a sala mantém-se, ou foi parquescolarizada?
ResponderEliminarOs antónios são cá história minha.
Cumpts.
:) Cumpts.
ResponderEliminarTempos de saudade...É verdade, Gastão,lembraste-te do ornitorrinco. O Dr.Emídio Vicente, meu professor de Ciências Naturais, mostro-nos o exemplar muito orgulhoso.
ResponderEliminarObrigado por me ter feito recordar os "antónios" do Passos Manuel.
ResponderEliminarE que é feito desse ornitorrinco?
ResponderEliminarCumpts.
De nada.
ResponderEliminarCumpts. :)
Não faço ideia do que aconteceu ao ornitorrinco. Saí de lá em 68/69...
ResponderEliminarDeve estar guardado. Cumpts.
ResponderEliminarandei na escola secundária veiga beirão e tinha uma colecção parecida e no extrenato portugalia que é bem velho, também tem na sala 9 que é a sala dos laboratorios uma copelcção de animais embalsamados e de chifres de animais que não se acha em nenhum liceu moderno público, bem quando lá estudei era assim, agora passados 20 anos (o tempo voa e não espera por ninguém) não sei se o externato portugália ainda mantem o seu acervo, no caso da veiga não sei onde para o acervo quer seja bologico como da biblioteca que até tinha uma das primeiras edições do dicionário Aurélio com vocabulos brasilieros e portugueses dado que a escola foi fechada ainda no feudo guterres,
ResponderEliminarTodas estas coisas vão-se com o tempo ou ficam com o pó dos anos.
ResponderEliminarCumpts.
é mas irem-se do que ficarem e a ignorância é que fica
ResponderEliminarHoje em dia, a professora levava logo uma tapona, uma dentada e com um telemóvel na cabeça!
ResponderEliminarE ai da contínua que repreendesse o(a) aluno(a).
ResponderEliminarCumpts.