| início |

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Primeiro de Dezembro

 Tenho por costume deixar aqui a cada 1º de Dezembro algumas anedotas ou ditosdignos de memória, aludindo mais ou menos veladamente ao valor de Portugal. Hoje falha-me o jeito, mesmo que anedotas não faltem.
 Desde 1640 deve este ser o primeiro 1º de Dezembro em que o rei de Espanha está em Portugal...
 O Tratado Europa - que leva o nome de Lisboa sem pagar direitos e que manda a soberania nacional às urtigas - entra hoje em vigor com a pompa e circunstância própria dos tolos. Desses fidalgotes eurofederais que por aí aparecerem para o beberete, nenhum há-de saber, como é óbvio, da Restauração de 1640. De resto, os tontos do governo também não; cuidam vagamente que deva ter que ver com catering comes e bebes - vai daí as tendas de copo‑de‑água que montaram em Belém. Só faltou a devida publicidade:


PORTUGAL EM LIQUIDAÇÃO. PREÇOS DE SALDO. ÚLTIMOS DIAS


 Nada disto espanta: um desses tontos que deixou há pouco o governo, numa História Militar de Portugal que dirigiu, rotulou o capítulo relativo à Guerra da Restauração como Guerra da Aclamação. A aclamação levou um minuto e a guerra levou 28 anos. Ou não sabe distiguir os conceitos ou foi um diminuir da História pátria pouco subtil, próprio aliás de quem dá mais importância a aclamações, clamores, aplausos e fogachos, que ao pulsar perene dum sentimento patriótico. Assim melhor percebo todos fogachos e artifícios de luz sobre os valores nacionais.

Foto do dia (Público, 1/12/2009)
Fotografia do dia, (segundo o jornal) Público, 1/12/2009.

4 comentários:

  1. Carlos Portugal1/12/09 14:12

    Que tristeza, Caro Bic, ver a Torre de Belém, símbolo por excelência de um Portugal que foi grande e íntegro, aviltada com as estrelecas bruxuleantes do gulag que nos querem impor. Ainda por cima com o ocupante de então e os novos ocupantes a banquetearem-se numa orgia indecente, comemorativa (para eles) da morte da que foi uma grande Nação.

    Ainda por cima no dia da Restauração! Que vergonha!

    Fez muito bem em publicar o postal, apesar deste me ferir o coração de Português.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. deprimente, meu caro bic, deprimente. Este insistir de uma coisa que só interessa a políticos e a alguns empresários e que nos querem impor à força toda. E se dissermos que não queremos, voltam a chatear-nos com referendos até dizermos que sim. mas como em todas as coisas, quando dissermos que sim, irá haver novo referendo para podermos voltar a dizer que não ?

    ResponderEliminar
  3. É uma autentica vergonha! Logo no dia primeiro de Dezembro? Enquanto uns festejavam o dia da Restauração o 1º de Dezembro. Outros com o Tratado de Lisboa, entregavam os nossos destinos, nas mãos da EUROPA, com pompa e circunstância.

    ResponderEliminar
  4. Bic Laranja3/12/09 00:35

    É humilhante e custa. Que gente!
    Cumpts.

    ResponderEliminar