| início |

segunda-feira, 24 de março de 2008

Ilha Kirrin...

Mundos imaginários no meio do Alentejo.


 


Montemor-o-Novo © 2008
Montemor-o-Novo, 2008.

16 comentários:

  1. Em cheio essa associação.
    Este castelo chama-me há muito. E ainda não o vi de perto.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Conheço o castelo e tb. outros "senhorios" como o estaminé do Rabino, o Club dos Pedras, Pic Nic-O Rei das Bifanas, etc., pq é preciso aproveitar,enquanto não chega a nossa vez de também pertencermos às relíquias do passado.
    É pena que não haja (que eu conheça) uma reconstiruição, virtual que fosse, dos tempos áureos destas construções, de modo a termos uma ideia do que teria havido dentro das suas muralhas. E Ilhas Kirrin é o que não falta por esse país fora (Algoso, p.ex.)

    ResponderEliminar
  3. carlota joaquina25/3/08 08:06

    O seu blog todos os dias me dá supresas lindissimas

    obrigada


    Carlota Joaquina








    ResponderEliminar
  4. É mesmo! Toca a trazer o cesto com o lanche!

    ResponderEliminar
  5. Esta fotografia é de uma sensibilidade artística notável e só funcionaria com tanta intensidade a preto e brnco. Dá um ar hierático ao topo do Blogo, arriscaria.
    Abraço, Caro Bic

    ResponderEliminar
  6. Este é um Castelo que deve ter sido extremamente interessante, pois tem um extemsão intramuros bem grande.

    Estive lá a caminho de Mora há algum tempo e também fotografei estas ruínas mas de outro angulo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Carlos Portugal26/3/08 11:46

    Caro Bic:

    O Castelo de Montemor-o-Novo é um dos meus predilectos, apesar do avançado estado de ruína em que se encontra (excepto na parte Norte, junto ao convento). Então a parte que o meu Caro Amigo fotografou com tanta sensibilidade e arte - a alcáçova, ou o que dela resta - é evocativa de imensos feitos e ainda maiores sonhos. Foi ali que se planeou a viagem marítima para a Índia, foi ali que se tomaram mil e uma decisões para o Império que se estava a construir. Ainda hoje podemos sonhar com cavaleiros etéricos a guardar o Paço.

    Quanto à Ilha Kirrin, o castelo mais aproximado no nosso País seria o de Almourol, embora esteja - felizmente - parcialmente reconstruído. O indicado no site da Enid Blyton, o de Corfe, no sul de Inglaterra, não me parece correcto, já que não está numa ilha, e quando se fala em Isle (não island, note-se), está-se a referir a um pedaço de terra separado da «mainland» por um fosso cavado artificialmente. Esse fosso, hoje seco, com uns vinte metros de largura, não é suficiente para fazer do monte e da povoação anexa uma «ilha».

    Creio que a Enid Blyton se tenha inspirado no St. Michael Mount (não é o de Saint Michel, nas costas francesas), ao largo de Penzance, um pouco mais para oeste de Corfe. A vista da praia corresponde espantosamente à descrição das aventuras dos «Cinco», embora o castelo e igreja estejam restaurados. Se quiser, mando-lhe umas fotos.

    Um grande abraço, e mais uma vez parabéns pelas excelentes evocações que tem feito da nossa Pátria.

    ResponderEliminar
  8. Olhe que se desilude. Sobra pouco dele. Cumpts.

    ResponderEliminar
  9. O Rei das Bifanas dei conta dele à beira do caminho. Os outros... Ia de barriga cheia, foi o que foi.
    Algoso tem parecença, sim senhor.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  10. Que fome me davam os piqueniques d' Os Cinco. Julgo que era geral. Cumpts.

    ResponderEliminar
  11. Quem sabe... Quem sabe... Obrigado!

    ResponderEliminar
  12. O castelo abrigava toda a vila de Montemor. Depois dos Mouros os vizinhos foram-se mudando para o termo. Foi divido em talhões depois de morrer a última freira do convento (a única construção que não ruiu) e vendido a agricultores. Depois o Estado comprou-o.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  13. Um engano da inspiração. Obrigado!

    ResponderEliminar
  14. Sim, sim! Eram de lá, julgo, os fidalgos Rui de Sousa e João de Sousa, pai e filho; o pai foi um dos embaixadores a Tordesilhas e o filho foi capitão dos Ginetes. Há histórias deles que se contam; creio que já pus aqui aquela que D. João de Sousa estocou um touro bravo que a rainha Isabel a Católica mandara largar contra ele.
    A ilha Kirrin em Almourol? Obviamente que sim. No mais não sei dizer. Já tinha ouvido que a ilha era na verdade uma península, mas nunca me informei.
    Se lhe não der muito trabalho, biclaranja[a]sapo.pt.
    Cumpts.

    ResponderEliminar