Também eu hoje andei por ela. Mas no troço que antigamente era E.N.1 - entre Vila Franca de Xira e Sacavém. Abraço Isto é ali para o km 80, mais coisa menos coisa.
Sem lhe poder responder com toda a segurança, creio que data de 1961, quando se inaugurou o troço de auto-estrada. Ficando este com a designação (implícita mais do que explícita?) de E.N.1, enquanto a estrada que segue pela margem esquerda do Tejo passa a integrar a E.N.10 que, havia já dez anos, transpusera o rio em Vila Franca. Há, curiosamente, marcos quilométricos da série 10k que ostentam ainda a designação "E.N.10 - Lisboa - Vila Franca de Xira", é o caso do do km 30, ali nas faldas da Arrábida. O que consta da weberneta tem a designação "Lisboa (...?) - Lisboa (...?)" e é precisamente do troço renumerado. O km 140, à Bobadela. Abraço
Essa discussão à volta das N1 e N10, deixou-me com algumas dúvidas, que gostaria muito de ver dissipadas, e pude perceber que talvez sejam as pessoas indicadas para me esclarecerem. A N1 entre o Aeroporto e V F Xira ainda existe (fisicamente) ou o actual troço da A1 entre Lx e V F Xira foi construído sobre a N1, fazendo-a desaparecer?? E se assim é, a N1 hoje existente só se inicia de V F Xira para Norte?? Quanto à N10, porque se designava Lx-Lx se, como me parece, ela tinha o seu Km 0 em ALmada?? É ainda hoje possível fazer todo o trajecto da N10, isto é, nao há troços que tenham sido destruídos ou convertidos em AEs ou IPs ou ICs?? Em 1945 existiam já a N1 e a N10 entre Lx e V F Xira?? era portanto possível fazer a viagem entre aquelas 2 cidades por diferentes Nacionais?? Até 1961 o actual troço da N10 entre Lx e VF Xira não estava ainda classificado como Nacional?? Grato pelo tempo que possam dispender com estas questões... cumprimentos.
Julgo que a E.N. 1 foi renumerada em E.N. 10 de Vila Franca a Lisboa. A auto-estrada de Lisboa a Vila Franca pode ter começado por ser um novo troço da E.N. 1, senão teríamos esta estrada como Vila Franca-Porto, o que não me parece verdade. A E.N. 10 deve permanecer inteira (e acrescentad, como já vimos), salvo quando atravessa as localidades, onde provavelmente se transformou em arruamento urbano, quando não em chicana (por causa das rotundas). De I.C. e I.P. não lhe sei dizer nada, nem se existiam ambas em 45. Cumpts.
É tal como disse o nosso anfitrião e como já tinha referido em comentário lá atrás. A E.N.1 foi renumerada em E.N.10 de Vila Franca a Lisboa, no sentido contrário, e a Auto-Estrada do Norte passou a integrar a E.N.1 até Vila Franca, isto em 1961, quando concluído esse troço, feito de raiz. Quanto à E.N.10, terá tido eventualmente uma designação inicial "Lisboa (proximidades) - Vila Franca de Xira". Contando talvez já com a execução das pontes sobre o Tejo em Lisboa e Vila Franca. O km 1 da E.N. 10 encontra-se a uma distância da margem esquerda do Tejo que leva a supôr estar o km 0 algures no meio do rio. Note-se que já a E.N.4 tem esse pressuposto no plano de 1945. É possível fazer todo o trajecto da E.N.10 com pequenas alterações ao traçado inicial. As designações IP e IC são dos planos de 1985 e 2000 e por vezes integram troços das antigas estradas nacionais, sendo no entanto possível encontrar ainda em muitos deles os antigos marcos quilométricos. Em 1945 traçou-se o plano rodoviário. Não lhe sei dar conta neste momento das estradas pavimentadas que já existiam nesse ano de 45. A ponte Marechal Carmona sobre o Tejo em Vila Franca só foi concluída em 1951. Cumprimentos
Também eu hoje andei por ela. Mas no troço que antigamente era E.N.1 - entre Vila Franca de Xira e Sacavém.
ResponderEliminarAbraço
Isto é ali para o km 80, mais coisa menos coisa.
Muito certo; 80-90. Há-de-me explicar essa renumeração. Cumpts.
ResponderEliminarSem lhe poder responder com toda a segurança, creio que data de 1961, quando se inaugurou o troço de auto-estrada. Ficando este com a designação (implícita mais do que explícita?) de E.N.1, enquanto a estrada que segue pela margem esquerda do Tejo passa a integrar a E.N.10 que, havia já dez anos, transpusera o rio em Vila Franca.
ResponderEliminarHá, curiosamente, marcos quilométricos da série 10k que ostentam ainda a designação "E.N.10 - Lisboa - Vila Franca de Xira", é o caso do do km 30, ali nas faldas da Arrábida.
O que consta da weberneta tem a designação "Lisboa (...?) - Lisboa (...?)" e é precisamente do troço renumerado. O km 140, à Bobadela.
Abraço
Pareço um jornaleiro: onde escrevi "margem esquerda do Tejo" é, naturalmente, "margem direita do Tejo".
ResponderEliminarEsta Arte Fotográfica é única! Abraço
ResponderEliminarObrigada!
ResponderEliminarLuísa
Nem de longe. Saiba que nem dei pelo lapso por ser tão claro a que se estava a referir. Cumpts.
ResponderEliminarEssa discussão à volta das N1 e N10, deixou-me com algumas dúvidas, que gostaria muito de ver dissipadas, e pude perceber que talvez sejam as pessoas indicadas para me esclarecerem. A N1 entre o Aeroporto e V F Xira ainda existe (fisicamente) ou o actual troço da A1 entre Lx e V F Xira foi construído sobre a N1, fazendo-a desaparecer?? E se assim é, a N1 hoje existente só se inicia de V F Xira para Norte?? Quanto à N10, porque se designava Lx-Lx se, como me parece, ela tinha o seu Km 0 em ALmada?? É ainda hoje possível fazer todo o trajecto da N10, isto é, nao há troços que tenham sido destruídos ou convertidos em AEs ou IPs ou ICs?? Em 1945 existiam já a N1 e a N10 entre Lx e V F Xira?? era portanto possível fazer a viagem entre aquelas 2 cidades por diferentes Nacionais?? Até 1961 o actual troço da N10 entre Lx e VF Xira não estava ainda classificado como Nacional?? Grato pelo tempo que possam dispender com estas questões... cumprimentos.
ResponderEliminarJulgo que a E.N. 1 foi renumerada em E.N. 10 de Vila Franca a Lisboa. A auto-estrada de Lisboa a Vila Franca pode ter começado por ser um novo troço da E.N. 1, senão teríamos esta estrada como Vila Franca-Porto, o que não me parece verdade.
ResponderEliminarA E.N. 10 deve permanecer inteira (e acrescentad, como já vimos), salvo quando atravessa as localidades, onde provavelmente se transformou em arruamento urbano, quando não em chicana (por causa das rotundas).
De I.C. e I.P. não lhe sei dizer nada, nem se existiam ambas em 45.
Cumpts.
É tal como disse o nosso anfitrião e como já tinha referido em comentário lá atrás.
ResponderEliminarA E.N.1 foi renumerada em E.N.10 de Vila Franca a Lisboa, no sentido contrário, e a Auto-Estrada do Norte passou a integrar a E.N.1 até Vila Franca, isto em 1961, quando concluído esse troço, feito de raiz.
Quanto à E.N.10, terá tido eventualmente uma designação inicial "Lisboa (proximidades) - Vila Franca de Xira". Contando talvez já com a execução das pontes sobre o Tejo em Lisboa e Vila Franca. O km 1 da E.N. 10 encontra-se a uma distância da margem esquerda do Tejo que leva a supôr estar o km 0 algures no meio do rio. Note-se que já a E.N.4 tem esse pressuposto no plano de 1945.
É possível fazer todo o trajecto da E.N.10 com pequenas alterações ao traçado inicial. As designações IP e IC são dos planos de 1985 e 2000 e por vezes integram troços das antigas estradas nacionais, sendo no entanto possível encontrar ainda em muitos deles os antigos marcos quilométricos.
Em 1945 traçou-se o plano rodoviário. Não lhe sei dar conta neste momento das estradas pavimentadas que já existiam nesse ano de 45. A ponte Marechal Carmona sobre o Tejo em Vila Franca só foi concluída em 1951.
Cumprimentos