| início |

sábado, 8 de março de 2008

Brigar

 Eu bem posso brigar aqui com os barbarismos enquanto a sr.ª D.ª Maria Cavaco folheia a 1.ª ed. d' Os Lusíadas que lhe puseram diante lá no Brasil. Mas por mais campeonatos de língua portuguesa que façam...
 Quando o meu irmão foi para a Escola Nuno Gonçalves (foi há quase 40 anos, notai) havia por lá um moço brigão que deu em atormentá-lo e que todos os dias lhe comia a merenda. Certo dia que soube, a minha mãe foi lá e disse ao brigão, enquanto lhe puxava requintadamente uma orelhinha: -- "Olha cá! Quando tiveres fome dizes aqui ao meu filho, que eu venho cá e compro-te um bolo e um copo de leite."
 Bullying é «uma nova expressão de violência», ouço ali na televisão. Nova?! A menos que agora as brigas, para terem mais chá, sejam praticadas com um bule.
 (Bule > bullying. Deve ser isso.)

Av. Gen. Roçadas, Lisboa (A.Goulart, s.d.)
Av. General Roçadas [e Escola Nuno Gonçalves], Lisboa, post 1963 1959.
Artur Goulart, in Arquivo Fotográfico da C.M.L..

(Revisto em 10/II/14.)

11 comentários:

  1. Com Blogue renovado ou antigo, o Sr. Bic Laranja permanece perspicaz e acutilante na sua escolha de imagens, fotografias e comentários.
    Esta é definitivamente a minha janela favorita sobre Lisboa!
    De novo o digo: Graças ao Sr. Bic - da escrita fina - apaga-se a luz do sol de Lisboa e acende-se a luz mágica do passado no meu computador.
    E abençoado seja o Arquivo Camarário, que aqui faz – infelizmente - o serviço contrário ao seu executivo!

    Abraço e continuação de boas pesquisas!
    Luciana

    ResponderEliminar
  2. Mérito do arquivo. Todo, que à memória que guarda muito aqui devo. Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. E obrigado à Luciana, claro! Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. Nesses tempos, não nos lembraríamos de não contar aos pais uma ameaça dessas. Agora até tem que se explicar quais os sintomas duma criança assustada, quer a pais, quer a professores.

    ResponderEliminar
  5. É a sociedade do conhecimento. Carece de formação certificada para tudo (menos para cargos de governo).
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  6. Réprobo9/3/08 21:04

    Meu Caro Bic, a brutalidade dos alunos mais velhos ou mais fortes sobre os outros vem do tempo dos Afonsinhos. Antigamente era mera tentativa de se exibir em masculinidade ou idade de que se carecia, hoje passa a ser maneira de aparecer na TV. Abraço

    ResponderEliminar
  7. Essa última parte é um erro. Consagra tudo o que é ignóbil hoje em dia. Cumpts.

    ResponderEliminar
  8. De facto, quando assim é não há muito a fazer. Ainda há poucos anos tivemos aquela famosa cena de kickboxing num desses concursos de alarvidades... O "merecido castigo" que o fulano teve por tal delicadeza, ainda para mais para com uma senhora (também ela mui delicada), foi a promoção (por parte da respectiva estação de TV) à condição de "celebridade" (palavra que até rima com "alarvidade" e tudo...).

    Quanto à escola Nuno Gonçalves, faz parte das minhas vagas recordações de infância, já que a minha mãe foi lá professora em meados dos anos 70 (e um dia acompanhei-a à escola - algo que jamais poderei esquecer, apesar de não me lembrar dos detalhes).

    ResponderEliminar
  9. Promove-se a alarvidade, é verdade. Deve ser da globalização. Cumpts.

    ResponderEliminar
  10. Mérito tem quem traz à luz o esquecido.
    Pena é que haja tanta gente que tão pouco vê... ou nem olha!

    ResponderEliminar