| início |

sábado, 22 de dezembro de 2007

Vila Castanheira


 Mais ou menos pela Rua Damião de Góis, onde assenta modernamente o viaduto da C.R.I.L..
 Ah! A estrada que vedes acompanhar a ribeira era a Estrada da Carapuça. Levava à quinta de Miraflores.


Vila Castanheira, Algés, 1941.


Estrada Militar da Circunvalação


 O casarão que se esconde no arvoredo defronte da praça sobrevive, lá onde a Rua de Dom Jerónimo Osório desemboca debaixo do moderno viaduto.


Vila Castanheira, em último plano vê-se a praça de touros de Algés, Algés, 1941.



Fotografias de Eduardo Portugal in Arquivo Fotográfico da C.M.L..

15 comentários:

  1. Deveras interessante este edifício, pois deduzo que a parte do "torreão" seja uma construção de madeira, o que é muito raro nas nossas latitudes. Mas....já não deve existir ?

    ResponderEliminar
  2. Bic Laranja22/12/07 22:50

    Bem observado. Deve ter sido demolido pelos anos 40/50. Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. Um grande Abraço Votos de um Feliz Natal e um 2008 cheio de saude paz e amor com alguns trocos para gastar e claro.

    ResponderEliminar
  4. Bic Laranja22/12/07 23:36

    Obrigado amigo! Um santo Natal para si também e muita saúde para 2008. E uns trocos, claro. Dão sempre jeito.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Belo edifício e curiosa designação da via. Caso para dizer que, nos nossos dias, tirámos a carapuça e enfiámos o barrete. Senão, veja o Amigo Bic: este trânsito é que era de molde a sossegar a Brigada de Trânsito da GNR quanto à baixa da sinistralidade registada na «Operação Natal». Abraço amigo

    ResponderEliminar
  6. Bic Laranja23/12/07 13:15

    A casa tem um certo encanto. A costa do Estoril produziu muitas que felizmente sobrevivem. Cumpts.

    ResponderEliminar
  7. Meu caro Bic, desejo-lhe um Natal muito feliz e um óptimo 2008, cheio de belos «posts» sobre a nossa irreconhecível Lisboa de «ontem».

    ResponderEliminar
  8. Não venho poluir tudo e todos, é só uma passa, em passando para lhe desejar um Bom Natal. Como deixámos estragar tudo, e como nos outros países se conseguiram arranjar soluções para quase tudo conservar.

    não gostamos do que fazemos nem do que somos.

    ResponderEliminar
  9. Bic Laranja23/12/07 20:24

    Obrigado Dª Luísa. Igualmente para si e todos os seus! // Obrigado Dª Marta. É bem verdade o que diz mas deixemos a triste conclusão. Feliz Natal! // Boas festas.

    ResponderEliminar
  10. Caro Bic, se a Praça de Touros nos está do lado esquerdo e o casarão do lado direito, esta estrada não corresponderia ao troço final da nova circunvalação..? Ali algures para diante ficaria talvez a "Porta da Praça de Touros", correcto..?

    ResponderEliminar
  11. Caro Bic, de tanto olhar para a fotografia, escapou-me o título que se referia, precisamente, à estrada da circunvalação... Boas Entradas!

    ResponderEliminar
  12. Bic Laranja29/12/07 09:12

    Este troço da circunvalação é a parte final, há muito desaparecida, entre as ruas de Dom Jerónimo Osório e de Damião de Góis. A casa lá longe atrás do arvoredo vê-se atrás da camioneta da carreira em http://biclaranja.blogs.sapo.pt/arquivo/851299.html (http://biclaranja.blogs.sapo.pt/arquivo/851299.html) . Obrigado! e feliz 2008.

    ResponderEliminar
  13. Rui Teodsio30/10/17 20:03

    Carissimo, queria apenas fazer um reparo, a quinta de Miraflores nunca existiu, no espaço que é hoje Miraflores existiram por alturas da fotografia a quinta do Gama que seria a maior a da região com terrenos até linda a Velha, a quinta da Carapuça, a do Bicho da Seda, a de Santa Marta e a quinta da Formiga (cuja toponímia e a localidade ainda existe), a localidade de Miraflores passou a existir com o implantar do projecto para a o Vale de Algés de 1965, e foi nomenclatura criada para a urbanização Miraflores Lux. Saudações e parabéns pelo seu trabalho que há muito acompanho

    ResponderEliminar
  14. Um nome postiço, portanto. E até é fácil de entender: a Estr. da Carapuça só havia de levar, necessariamente, à da Carapuça.
    Hei-de rever o verbete.
    Muito obrigado do esclarecimento.

    ResponderEliminar