O que publiquei ontem cá no blogo pode induzir no benévolo leitor a crença que o serviço de autocarros da Carris só começou em 1940. Por acaso não. Em 1912 a Companhia Carris inaugurou uma carreira de autocarros de Sete Rios para Carnide, respondendo assim ao apelo de transporte das cercanias de Lisboa sem o oneroso prolongamento das linhas dos carros eléctricos. A Leyland forneceu os autocarros segundo as normas impostas pelo Governo Civil de Lisboa: deviam possuir tejadilho, cortinas laterais por causa do Sol, bancos estofados com palha no assento e encostos de material imitando couro; tinham rodas de borracha e motores de 55 CV.
Até 1915 houve mais carreiras: para Algés, Carnaxide, Caneças, Montachique, Bucelas, Mafra e Ericeira e, efemeramente, também Sintra. Por isso, por percorrerem os arredores saloios, chamou-se-lhes carros saloios. No fim daquele ano de 15, por causa da Grande Guerra, os carros saloios acabaram.">
Autocarro Leyland de origem inglesa. Viagem pré-inaugural da carreira Sete Rios-Carnide, Lisboa, 1912.
Fotografia in Diário de Notícias, 23/11/1912, apud História da C.C.F.L., vol. 2, Carris, 2006.
Autocarro Leyland de origem inglesa ao serviço da Companhia Carris, [s.l.], 1912.
Fotografia in História da C.C.F.L., vol. 2, Carris, 2006.
domingo, 18 de fevereiro de 2007
Os "carros saloios"
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Os fatos aprumados dos senhores e os seus rostos "para a fotografia" são extraordinários!
ResponderEliminarÉ sempre com grande prazer que passo por aqui e descobrir a história e a imagem de outros tempos.
ResponderEliminarConsidero este um blogue de verdadeiro Serviço Público!
Obrigado e um abraço
Engraçado o Platero dizer isto. Ontem um amigo meu, que está longe de Portugal, dizia-me: comecei a ler o Bic Laranja (a teu conselho) e é do melhor que há para ler numa tarde de chuva como esta.
ResponderEliminarServiço público e internacional, pois então:)
Caiê: Tirar o retrato era uma ocasião solene. Hoje em dia, solene, é como a tomada de posse do dr. Santana Lopes... // Obrigado eu Platero! Simpatia sua. Continuação de boas melhoras! // Dona T.: Muito obrigado pela recomendação e pelo apreço do seu amigo! // Cumpts.
ResponderEliminarO mérito é todo do senhor Bic:)
ResponderEliminarVénia!!
Obrigado! :)
ResponderEliminar