| início |

segunda-feira, 1 de janeiro de 2007

Paços...

 O ano novo está na berlinda; vede-o ali no terreiro, chegando; parece que vem animado e ainda bem. E o ano passado vede que vai saindo a passo, fazendo lembrar até um cavaleiro de triste figura mais o seu fiel escudeiro. No torreão de Terzi do Paço da Ribeira algumas janelas há simbolicamente abertas: é por 2007 (Janeiro < janua = porta, entrada > janela, por januella).
 O benévolo leitor e amigo deste blogo, o Paulo Cunha Porto (sem desprimor dos demais), foi quem motivou uma demanda do Terreiro do Paço aqui há tempo no Cais das Colunas; arribei assim à magistral obra de Júlio de Castilho, A Ribeira de Lisboa (1ª ed., Lisboa, Imprensa Nacional, 1893) no sítio da Biblioteca Nacional Digital.
 Gosto muito do antigo Paço da Ribeira (filipino) nesta interpretação de Domingos Vieira Serrão. Podeis compará-lo com o paço manuelino e ver o passar dos anos...
 Feliz ano novo!

6 comentários:

  1. É engraçado, tenho andado às voltas com O Castilho, obra da qual gosto bastante e que tanta utilidade tem para os olisiógrafos de hoje...
    Enche a alma ver o Terreiro do Paço antigo e depois caminhar pelo novo lembrando estas imagens :)
    Bom ano de 2007!

    ResponderEliminar
  2. Bic Laranja1/1/07 18:48

    A ver como seria, é verdade? Bom ano para si!

    ResponderEliminar
  3. Meu Caro Bic Laranja:
    Bem, isto é que é começar o ano, com tanta Amabilidade de uma Referência que me deixa grande responsabilidade! Embora felizmente rematada, com o seguimento que o grande Bic lhe deu. Quanto aos Paços, pois é mais uma manifestação do Barroco, o qual, não contente em engordar as Mulheres, fazia outro tanto às Moradas Régias. Forte abraço grato.

    ResponderEliminar
  4. Bic Laranja1/1/07 19:07

    Ah! Ah! Ah! O Barroco engorda! E o filipino nota-se de feito mai' gordinho. Boa tirada, meu caro! Outro abraço.

    ResponderEliminar
  5. Feliz ano novo! Auguri! Estou encantada com a banda sonora!

    ResponderEliminar
  6. Bic Laranja1/1/07 21:44

    Obrigado Caiê e Pug! Igualmente, feliz 2007!

    ResponderEliminar