| início |

domingo, 17 de setembro de 2006

Nas franjas do Verão

  Os humanos agem muito por mimetismo: fazem tudo da mesma maneira, nos mesmos sítios e na mesma altura. Só deixam de o fazer para o continuarem fazendo: todos juntos, no tempo e no modo da moda seguinte.
 Adiante.
 Regalámo-nos ontem na praia do Creiro, no Portinho da Arrábida. Haver poucos humanos devolve beleza a certos lugares: do majestoso anfiteatro da serra descia ontem uma silenciosa calma sobre o palco azul forte, sem rebentação. A praia estava em sossego e o incerto ritmo da brisa, vazio de vozes, enchia-se dum apetitoso aroma a peixinho na brasa...
 É engraçado ver os efeitos desta sorte de coisas na psique (psicose) da gente: o mar convidou a longas braçadas e nunca se lhe sentiu o frio; o jantar foi o que se adivinha.


Vista do Creiro
Serigrafia de Rogério Chora

6 comentários:

  1. Nem sabes como tens razão nisso do mimetismo...

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso da Arrábida.
    Em tempos, quando começava a época balnear e enquanto não íamos de férias, íamos todos os sábados para o Portinho. Íamos para uma zona, quase em frente da Pedra d'Anicha, em que se tinha de descer a serra a corta-mato, com os filhos pequenos, não era fácil mas valia a pena porque se passava um dia maravilhoso e quase sem gente. Que saudades!

    ResponderEliminar
  3. Meu Caro Bic Laranja:
    É sítio muito belo. Lá comprei, nos últimos tempos do Escudo um pequeno cavalo marinho, por cinquenta dessa moeda então em vias de extinção, porque o vendedor me garantiu que seria fortuna certa. Resultados? Olhe, recomendo ao comerciante referido que se dedique à Política, o meio em que as promessas não-cumpridas são o natural. Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Quem conheceu a Serra da ARRÁBIDA há cinquenta (50) anos não dirá hoje que aquela serra seja a mesma, basta ver o que lhe aconteceu nestes 32 anos de liberdade e rever-se na totalidade da ilegalidade e das misérias que se praticou a destruir um patrimómio que agora desejam ser MUNDIAL, por isso deixemo-nos de tretas quando se diz querer defender uma coisa que já devia estar defendida há longos anos e venha quem quiser que venha dizer que a serra é bonita, com bonita praia e uma vista imparável do Oceano.

    ResponderEliminar
  5. A paraditadura que intensifcar o cancro da arrábida chmado secil pondo lá a co-inceneração nos gaseando a todos qual adolf hitler

    ResponderEliminar
  6. Bic Laranja18/9/06 21:57

    Caiê e Pug: bem me pareceia que era assim. :) // MFRM: a descida para o Creiro (o tal caminho a corta-mato) faz-se agora de carro; há lá um parque por isso passou a haver tanta gente. // Ainda é um lugar belíssimo, caro Paulo. Só os humanos em demasia o estragam. // É a política que (não) vamos tendo FRF e Tron. E não há nada a fazer!... // Cumpts. a todos.

    ResponderEliminar