Tinha eu em pequeno o hábito de dizer 'atão' em vez de 'então'. A vizinha Vicência que era do Alentejo e não sabia as letras dizia 'antão'. Julgo que achava a minha mãe que a vizinha Vicência teria mais razão, pois corrigia-me assim quando eu dizia mal:
Antão era pastor
E guardava gado
Tinha uma nódoa no corpo
De se encostar ao cajado.
Portugal: homens do campo, [Campo Grande - Lisboa], c. 1890-1910.
Foto: Charles Chusseau-Flaviens, in George Eastman House.
Meu Caro Bic Laranja:
ResponderEliminarA mim diziam que o mesmo «Antão era pastor e apascentava ovelhas na Serra da Estrela». Estas gentes são retintamente da Planície, pelo que o tal Antão deveria ser como Santo António: estava em todo o lado. A fotografia é excelente. Abraço.
Dantes não havia os ratinhos? Aquela forte gente das beiras que imigrava sazonalmente para o 'Alantejo'? Pode o Antão ter ficado por lá: nesse caso poderia ser o mesmo, pois 'antão'.
ResponderEliminarCumpts.
Meu caro, queria comentar mas não consegui vislumbrar a cabeça do animal, os gajos estão tão agarrádos aos cajádos que me doeu o debaixo do braço (sovaco).
ResponderEliminarApeadeiro de gado e carroças.
ResponderEliminarHá certos 230 senhores que mais valiam puxar carroças e um conjunto de 15 senhores e 2 senhoras que poderiam ser toureados.
ResponderEliminarE há uma rua com nome Antão que é nome de santo que tme a resposta lisbeota ao vinho do porto chamada eduardinho
FRF: o interessante é precisamente isso: o uso do cajado // MFBA: Sim! E ali fica hoje uma universidade. // Vamos lá Tron. Touradas não, que o postal é sobre pastores e cajados. // Cumpts. e obrigado a todos.
ResponderEliminarum beijinho para um homem compreensivo e correcto.
ResponderEliminarObrigado! Outro para uma veraneante generosa e bem disposta.
ResponderEliminarA mim diziam (e dizem) Atão era Pastor andava de joelhos e tocava tambor :) Beijos
ResponderEliminaragora querem que a policia se ajoelhe e beixe o cu ao sr mc mahon perdão engenhrio sócrates
ResponderEliminarEu acho que o tron tem razão, foi um espectáculo mesmo na assembleia com poucos espectadores, eles ligam lá ao que o povo pense deles, votem votem neles na próxima.
ResponderEliminarO cajado sabia bem e no meu tempo para se entrar numa vila ou aldeia tinha que se levar o cajado mesmo senão era o bom e o bonito pelos costados abaixo, ai que saudades desse tempo, BOTA ABAIXO misturádo com uns tintol á maneira, perguntem aos da fotografia.
O meu gato é igualzinho ao tareco e ainda por cima tbm se chama tareco xD
ResponderEliminarJá se vê que o tal Antão (ou Atão) era um pastor plurifacetado. Obrigado pelo comentário, Lipa Xana. Cumpts
ResponderEliminarVotar Jamais, Contra a República sempre
ResponderEliminarQue maravilha de foto...parabéns! Remonta a que ano? Bjs
ResponderEliminarÉ do fim do séc. xix ou início do séc. xx. Obrigado e cumpts.
ResponderEliminar