«
Linha férrea de Oeste (até Cacém) e ramal de Sintra. Trajecto de 1 h 10 m nos tranvias, 54 m nos semi-rápidos (paragens de Barcarena em diante) e 47 m nos directos (1ª e 2ª classes, paragens só em Cacém e Sintra). Nas estações intermédias o embarque e o desembarque faz-se sempre pelo lado esq. da linha. » (1)
Estação de Algueirão-Mem Martins, c. 1953.(2)
Linha férrea Lisboa-Sintra, [s.d.]
(1) Raúl Proença, Guia de Portugal, 1.º v., Generalidades; Lisboa e arredores, 1.ª ed., Lisboa, B.N., 1924, p. 477. [Reed. da Fundação Calouste Gulbenkian, imp. 1991, que reproduz fielmente a 1.ª ed. de 1924].
(2) Margarida Magalhães Ramalho, Comboios com História, Lisboa, Instituto Nacional do Transporte Ferroviário e Assírio e Alvim, 2000. p.75 — M1798 (foto amavelmente enviada por João).
Fotografias de António Passaporte, no Arquivo Fotográfico da C.M.L..

"Ecologia"? O quê????
ResponderEliminarVelhos tempos em que em Portugal "reinava" o "Vapor"!!!!
Aquele abraço.
Caro João, peço desculpa. Aquela lá de cima foi cortesia tua. Obrigado! E sim: viva o comboio a vapor. Cumpts.
ResponderEliminarO teu blog revela o belo trbalho de pesqisa de quando portugal era um páis bonito e não o nojo que é agora.
ResponderEliminarblog magnifico
ResponderEliminarCaro Bic Laranja:
ResponderEliminarTempo em que vaporosas ligações serviam menos betão e menor criminalidade!
Abraço
Caros amigos: Obrigado pelas boas palavras com que me brindais. Cumpts.
ResponderEliminarEstas fotos são realmente o máximo.
ResponderEliminarBom fim de semana!
Igualmente para si, muito obrigado.
ResponderEliminarPouca-terra...pouca-terra... touuu..touuu...tuuuuu!!!! Peço desculpa mas não resisti!!!
ResponderEliminarOra essa! Cumpts.
ResponderEliminarA rapidez do comboio, a qualidade do serviço e a concorrencia só aumentaram nos últimos anos. Ainda há bem pouco tempo, a CP dominava. Agora temos a Fertagus e a Refer. Pensar agora que a entrada dos Caminhos de ferro, em Portugal, indiciava uma grande passo no desenvolvimento do país...Grandes avanços desde 1856.
ResponderEliminarSó espero que não se vá rápido demais rumo ao progresso. Fica-se com o horizonte demasiado obstruído. Como se poderá observar hoje nos cenários apresentados nas fotografias. Cumpts.
ResponderEliminar