« Meu Deus que horror. O que então se passou. Só Deus, minha Mãe e eu sabemos; porque mesmo o meu querido e chorado Irmão presenciou poucos segundos; porque instantes depois também era varado pelas balas. Que saudades meu Deus!»
D. Manuel II, Notas Absolutamente Íntimas, 21 de Maio de 1908.
(Manuscrito conservado na Torre do Tombo).
Família Real, Lisboa, ante 1/2/1908.
Fotografia de Joshua Benoliel, in Arquivo Fotográfico da C.M.L.
Nota: no landó real, a Rainha D. Amélia, el-rei D. Carlos, o infante D. Manuel e o príncipe real D. Luís Filipe (ambos de costas). O Café da Saúde indicia-nos o local: a Rua da Mouraria, junto à ermida da Senhora da Saúde.
[O regicídio foi há 98 anos...]
Excelente foto ! Mas não consigo ver onde está a rainha Dona Amélia....Tirando isso, está 5 estrelas !
ResponderEliminarExcelente foto, excelente trbalho de pesquisa
ResponderEliminarBruno: sobre não ver a rainha D. Amélia pouco lhe posso valer. Obrigado a ambos pelos comentários! Cumpts.
ResponderEliminarque imagem interessante, tens aqui um bom blog.
ResponderEliminarAinda bem que agradou. Obrigado!
ResponderEliminarUm excerto do que foi sentido por D. Manuel II...muito interessante, Bic. P.S. - Não sabem onde está a Rainha D. Amélia??? Pois, eu tambem não sou capaz de responder a isso...ha, ha, ha!!!
ResponderEliminarA grandeza da concisão numa magnífica peça evocativa! E andei eu a escrever rios de bitaites sobre o infeliz tema. Parabéns. Leva a palma a todos!
ResponderEliminarAmiga Mocho: obrigado! É muito simpática. Com o devido respeito à Senhora D. Amélia, essa nota engraçada do Bruno aligeira o triste acontecimento. Na verdade não percebi se era uma graça ou se era uma falha na ligação a outra página a partir do texto da nota... // Amigo Cunha Porto: obrigado pelas boas palavras; também li com muito agrado o que o meu amigo escreveu sobre o tema. // Obrigado a ambos pela visita. Cumpts.
ResponderEliminarbarbaros "republicanos"!
ResponderEliminarNota: no landó real, a Rainha D. Amélia, el-rei D. Carlos, o infante D. Manuel e o príncipe real D. Luís Filipe (ambos de costas). O Café da Saúde indicia-nos o local.... Foi devido a esta nota k referi D.Amélia....
ResponderEliminarCaro Sá: eram carbonários. Não merecem grande atenção.// Caro Bruno: veja agora, por favor, se consegue ver a imagem. Obrigado e desculpe o mal entendido.// Cumpts. aos dois.
ResponderEliminarOportuníssima e arrepiante fotografia.
ResponderEliminarQue Deus Guarde S. M. Fidelíssima El-Rei Dom Carlos I e o Príncipe Real Dom Luís Filipe.
Obrigado pelas suas palavras. Cumpts.
ResponderEliminar