Quem subisse a Rua de S. Bento quando Joshua Benoliel tirou esta fotografia, podia ver o arco de S. Bento ainda antes de chegar à Rua Correia Garção. Presumo por outra imagem do mesmo autor (in Ilustração Portuguesa, 1911, 26 de Junho) que o arco se perfilava com a esquina sudeste do antigo convento de S. Bento, cerca do nº 198 da dita Rua de São Bento.
O arco de S. Bento foi desmantelado por imperativos de alargamento viário (não concretizado) e hibernou durante décadas num armazém da C.M.L..
Rua de São Bento, Lisboa, 1911.
Joshua Benoliel in Arquivo Fotográfico da C.M.L..
Foi este arco há algum tempo reconstruído na Palhavã com a evidente vantagem de haverem justaposto uma evocação de Abril à invocação de S. Bento!...
Ora et labora!
Revisto em 24/3/07 às 9h30 da noite.
sexta-feira, 14 de outubro de 2005
Abril sobre S. Bento
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Bela foto e bela recordação!! Abraços
ResponderEliminarObrigado! Apareça sempre. Cumpts.
ResponderEliminarA regra abrilina justapôs-se não só à beneditina mas também no caso da ponte sobre o Tejo, não foi? Bjs.
ResponderEliminarParece que sim. 1Bj.
ResponderEliminarDevo acrescentar que o mesmo arco, para além do tal armazém da CML, esteve durante muito tempo, "às peças", precisamente ao lado do local onde foi reconstruído, em plena Praça de Espanha...acho curioso o argumento utilizado para o retirar da Rua de S.Bento. Ali bem perto, na rua que vai do Rato às Amoreiras, existe uma espécie de cópia do mesmo arco nessa rua, e até ver, o trânsito circula de forma regular...fico por ver a Lisboa Antiga desaparecer aos poucos...e pouco ou nada ser conservado...políticas...
ResponderEliminarO arco desmantelado permaneceu na praça de Espanha muito tempo; havia inclusive uma placa lá dizendo 'in opera' informando as obras que levavam (ou iriam levar) a cabo. Cumpts.
ResponderEliminar