| início |

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Os donos da bolha

Bolhas sonhadoras @ Baby Tv


 


 O Observidor, deu-lhe anteontem na bolha. Vai daí fez um programa de rádio podcast Como é que se sai da bolha?
 
Não sai. Mas, deixá-los…
 O Zé Manel Fernandes mal se percebe; péssima dicção para falar na rádio, divaga num cosmopolitismo serôdio e dispersa-se no alarde de autoridades em que estriba a sabença; a Helena Matos mete umas buchas menos ou mais calhadas, mas ouvi-la naquele tom afectado de tia de Oeiras é ouvir a própria bolha a ecoar sobre si mesma; e o locutor João Miguel Santos, bem… É o dono do microfone (Host Rádio Observador, em maiúsculas): serve-lhe como uma luva o que disse uma convidada do programa (i.é, podcast…) acerca dos jornalistas do… Público:



[…] está muito moldado por esta ideia, por esta perspectiva política moralista: — «eu estou do lado certo da história e tenho que fazer valer a minha posição e tenho que silenciar os outros e tenho que fazer as perguntas para mostrar que eu estou do lado certo da história».


(Patrícia Fernandes, Contra-Corrente, Rádio Observador, 21/V/25.)



 É, pois, este dono do microfone (ou Host — não esquecer a maiúscula) que anuncia ao microfone os convidados de autoridade (professores universitários colunistas do Observador, justamente…) e é ele também que introduz e, principalmente, corta o pio aos ouvintes que quiserem dar a sua opinião quando eles mijam fora do caco.
 Foi o caso dum mais ou menos sardónico:



[André Ferreira, engenheiro, de Lisboa.]
— Eu sou assinante do Observador. O jornalismo para mim é o oxigénio da democracia. Sou caucasiano [é branco], heterossexual, estou empregado, pago I.R.S., tenho filhos. Não sou jovem, não sou velho, e sofro de uma doença que… Sou fascista. Portanto preciso de ajuda.

 — Não consigo, não consigo contrariar. Eu tento ouvir, tento mudar a minha opinião, mas o que eu penso não bate certo com o que eu vejo, e o que eu vejo não bate certo com o que eu oiço. Portanto este triângulo está desfasado quando eu oiço comentadores, quando eu oiço os políticos e depois comparo com o que eu vejo e, depois, com o que eu penso.
 — E o que mais me irrita é: os estudos. Quando vêm com estudos científicos, não fizeram os estudos. A maior parte dos estudos, muitos deles estão errados.
 — Palavras como
dissonância, enviesado, madraças, racialização, este tipo de linguagem é da vossa bolha e eu, eu chamo a atenção para isto: existe uma, uma parte de nós, de nós doentes do fascismo, que eu tenho [de requisitar] umas pílulas no S.N.S. que me possam curar. Isto porque eu ando envergonhado, realmente!…
— Eu não digo a ninguém que sou fascista. Eu não digo a ninguém! Quando pedem para votar eu digo que voto na A.D. ou no P.S. porque tenho medo de não sei quê. Mas eu sou fascista.
 — Por exemplo, mandam pó verde para cima de um político — voto no Chega!
 — O Sócrates nunca mais vai ser, que… — voto no Chega!…
 — Um, um, uma pessoa de etnia cigana chega com um filhote de 18 anos no colo a passar à frente do… nos correios — voto no chega!…
 — Aparece-me a Inês de Sousa Real, peixe-balão na televisão com aquela, aquele ar de sonsa — voto no chega!
 — Portanto, eu sofro.
 — O, o Ricardo Araújo Pereira tem um programa que só lá foram políticos doutro lado fazer publicidade, fazer campanha; não levou o Chega — voto no Chega!
 — Mas eu não gosto de votar no Chega porque eu sei que o Chega é um partido vazio sem nenhuma, sem nenhuma… estratégia para o país.
 — Então porque é que eu voto no Chega? Sou fascista porque sou maluco, porque sou ignorante? Agora, acham que nós somos ignorantes?!…


 [O João Miguel Santos, dono do microfone, achou… que era de interromper.]
 — Já, já percebemos! Já percebemos o seu ponto de vista, André. Ficou claro. Agradeço-lhe muito obrigado por ter ligado […]


(Contra-Corrente, Rádio Observador, 21/V/25.)


 



 Silenciar os outros […] para mostrar que eu estou do lado de certo da história — foi como disse a convidada, não é verdade?!… 


 

6 comentários:

  1. Cem por cento de acordo com o cavalheiro que ligou.
    Seria silenciado na certa!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Com certeza.
    Com certeza que sim.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Figueiredo24/5/25 12:35

    Essa trampa de "jornal" como o «Observador» o que faz é colocar em prática as tácticas e ideologia de Karl Popper (filósofo liberal), daí o silenciamento, a novilíngua, a restrição da palavra, e a não aceitação da divergência.

    Sobre o depoimento do Sr.º Eng.º André Ferreira, errou numa parte e acertou numa, o Partido Chega não aumenta a sua votação porque os Portugueses viram alguém a mandar «...pó verde para cima de um político...», «...O Sócrates nunca mais vai ser...», ou viram «...uma pessoa de etnia cigana (…) com um filhote de 18 anos no colo a passar à frente (…) nos correios...», ou aparece «...a Inês de Sousa Real, peixe-balão na televisão com aquela, aquele ar de sonsa...», ou porque «...o Ricardo Araújo Pereira tem um programa que só lá foram políticos doutro lado fazer publicidade, fazer campanha...».

    O Partido Chega consegue aumentar a sua votação não só graças aos votos dos Estrangeiros que estão a ser deslocados para Portugal desde 2012 sem qualquer critério ou justificação para votarem e substituir os votos em falta da Maioria Silenciosa dos Portugueses representados pela Abstenção (https://www.dn.pt/2647201781/brasileiros-em-portugal-mobilizam-se-para-eleicoes-legislativas/), mas também devido aos votos obtidos no Alentejo (onde tem muita força) e Algarve, zonas onde o Partido Socialista e o Partido Comunista Português tinham domínio, o que demonstra que os votantes do PS e PCP estão a mudar o seu voto para o Partido Chega por conveniência tendo em conta o enfraquecimento dos dois primeiros e dos quais dependem; mas não são só os votantes do Partido Socialista e Partido Comunista Português, os eleitores de outros partidos como Bloco de Esquerda, Partido Iniciativa Liberal, Partido Livre, Partido Pessoas Animais Natureza, e Centro Democrático Social, também começam a votar por conveniência no Partido Chega, conclusão: são os mesmos de sempre.

    A parte em que o Sr.º Eng.º André Ferreira acertou é quando diz que o «...Chega é um partido vazio sem nenhuma, sem nenhuma… estratégia para o país...», por isso é importante explicar aos Portugueses ingénuos ou mais distraídos o que é realmente este partido e fazer-lhes entender que estão a ser manipulados pelo regime.

    O Chega foi criado para perseguir, prejudicar, e destituir o Presidente Rui Rio na época em que este foi líder do Partido Social Democrata e da oposição:

    «André Ventura lança movimento para destituir Rui Rio»

    Fonte: https://www.publico.pt/2018/09/22/politica/noticia/andre-ventura-lanca-movimento-para-destituir-rui-rio-1844970

    Na altura o auto-denominado «movimento Chega» representava e representa o dr. Pedro Coelho e o seu bando, ou seja a facção liberal/maçónica do PSD que é contra a linha de Francisco Sá Carneiro, a social-democracia, a regionalização, o Interesse Nacional, e o republicanismo, sendo estes princípios e valores representados pelo Presidente Rui Rio.

    Mais tarde o movimento dá origem ao Partido Chega com o objectivo de roubar votos ao Partido Social Democrata – que se tornou uma força política completamente moribunda e descredibilizada pelo dr. Pedro Coelho – prejudicando assim o PSD e o Presidente Rui Rio nas Eleições Legislativas de 2022.

    O Partido Chega é uma fraude, uma força política liberal/maçónica criada para tentar manter este ilegítimo, criminoso, corrupto, e anti-democrático regime liberal/maçónico imposto pelo golpe de Estado da OTAN em 25 de Abril de 1974 assim como o sistema político-constitucional ainda em vigor.

    O Partido Chega representa os interesses do Partido Socialista e os seus aliados, do dr. Pedro Coelho e seu bando.

    Os Portugueses ingénuos ou mais distraídos que apoiam e votam no Partido Chega têm de perceber que estão a ser enganados.


    P. S.: O dr. Ricardo Pereira (destacado liberal e jesuíta) assim como o seu programa são muito medíocres e servem somente para propaganda, no entanto, por vezes o regime descuida-se e convida para a sua bolha alguém

    ResponderEliminar
  4. Ó Figueiredo,
    por acaso, não és o Rui Rio?

    ResponderEliminar
  5. Figueiredo26/5/25 08:37

    Não mas se quiser conhecer o Presidente Rui Rio pode fazê-lo através desta ligação: https://www.youtube.com/watch?v=Lo-9vG7q5UU

    ResponderEliminar