Legenda em português: 9 de Maio de 1910, São Luís do Missouri. «Ardina, o gorduchinho. Menos de 1 m de altura, 6 anos [i.é, 5]. Andava nesta vida havia um ano.» Fotografia de Lewis Wickes Hine, inShorpy.
O mocinho parece que se chamava Slavko Ocretic, depois George Okertich. Em menino era conhecido por Socko pelos outros moços da sua rua; era o que percebias quando a mãe chamava — Slavko! Afinal aqui, em Maio de 1910 tinha acabado de fazer 5 anos; diz que n. em 22 de Abril de 1905 na Croácia (Áustria-Hungria), f. de Augusto Ocretic e Ângela Borcic. Segundo o registo da Ilha de Ellis, emigraram para os E.U.A. em 1905 (o pai) e 1906 (a mãe, o mocito e a irmã mais velha a juntarem-se). O mocinho deveio em carteiro e ficou conhecido como «o carteiro cantor», pois andava sempre a cantar. Casou, mas divorciou-se ao fim dum mês ou dois; não teve geração; veio a falecer em 1958 por complicação de diabetes que levara a amputarem-lhe uma perna e ao depois a outra. Contou a história uma sobrinha há anos. Vidas!
Em 1910, um ardina de 6 anos andava calçado, por cá andavam descalços, e não só os ardinas. Cumpts.
ResponderEliminarO mocinho parece que se chamava Slavko Ocretic, depois George Okertich. Em menino era conhecido por Socko pelos outros moços da sua rua; era o que percebias quando a mãe chamava — Slavko!
ResponderEliminarAfinal aqui, em Maio de 1910 tinha acabado de fazer 5 anos; diz que n. em 22 de Abril de 1905 na Croácia (Áustria-Hungria), f. de Augusto Ocretic e Ângela Borcic. Segundo o registo da Ilha de Ellis, emigraram para os E.U.A. em 1905 (o pai) e 1906 (a mãe, o mocito e a irmã mais velha a juntarem-se).
O mocinho deveio em carteiro e ficou conhecido como «o carteiro cantor», pois andava sempre a cantar. Casou, mas divorciou-se ao fim dum mês ou dois; não teve geração; veio a falecer em 1958 por complicação de diabetes que levara a amputarem-lhe uma perna e ao depois a outra.
Contou a história uma sobrinha há anos.
Vidas!
Pois era, mas em 1910 veio a bendita e gloriosa I República Portuguesa e resolveu tudo, não foi?
ResponderEliminar“… e resolveu tudo”, de 1910 a 1926 ?
ResponderEliminar