O jardim da praceta da Av. Almirante Reis que fica situado entre a Alameda D. Afonso Henriques e o Areeiro, Lisboa, 194… A. n/id., A.N.T.T, Empresa Pública Jornal «O Século», Álbuns Gerais, n.º 87, 710R.
Eu também entendo que devia ser uma praceta, mas não é. Trata-se da Praça João do Rio e ao fundo a Rua Lucinda do Carmo ainda com falta do último prédio gaveto com a Av. Almirante Reis, que ficariam edificados até final de 1949.
O edital de Julho de 1948 que a dá a João do Rio refere-a como a «praça vulgarmente conhecida por praceta da Avenida Almirante Reis». O nome natural dizia mais da coisa e do lugar onde é do que as alpacas da toponímia oficial, mas é assim. O título dado à fotografia é, pois, anterior. Talvez dos anos da guerra porquanto há um táxi na esquina de cima da praceta com o que parece ser um gasogénio montado. Cumpts.
No passeio em frente, o automóvel, também parece equipado com gasogénio. Este equipamento foi montado no período da guerra devido à falta de gasolina no período de 1943-1947. Cumpts.
Eu também entendo que devia ser uma praceta, mas não é.
ResponderEliminarTrata-se da Praça João do Rio e ao fundo a Rua Lucinda do Carmo ainda com falta do último prédio gaveto com a Av. Almirante Reis, que ficariam edificados até final de 1949.
Cumpts.
O edital de Julho de 1948 que a dá a João do Rio refere-a como a «praça vulgarmente conhecida por praceta da Avenida Almirante Reis». O nome natural dizia mais da coisa e do lugar onde é do que as alpacas da toponímia oficial, mas é assim.
ResponderEliminarO título dado à fotografia é, pois, anterior. Talvez dos anos da guerra porquanto há um táxi na esquina de cima da praceta com o que parece ser um gasogénio montado.
Cumpts.
No passeio em frente, o automóvel, também parece equipado com gasogénio.
ResponderEliminarEste equipamento foi montado no período da guerra devido à falta de gasolina no período de 1943-1947.
Cumpts.
Será o caso. Quadra-se melhor com a época que aventamos à chapa.
ResponderEliminarCumpts.