| início |

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

No tempo em que o futebol era um desporto

 Costumo ver de relance as capas dos jornais pela manhã. Num desportivo dizia qualquer coisa sobre poder vir a haver três Sportings-Benfica em três semanas ou um mês. Não consigo dizer com mais precisão porque como digo, só vi de relance. Ao depois, também pouco importa. Não conheço nenhum dos jogadores que costumam mostrar na primeira página. Nem lhe pronunciar o nome consigo.
 No tempo em que o futebol era um desporto, sabia dizer: Artur, Toni, Dinis das pernas tortas…


 


«Uma fase do jogo de futebol realizado entre o Sporting Club de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica no Estádio José de Alvalade, Lisboa, [1973/74 ?]. A. n/ id., in A.N.T.T., «Flama», Positivos, pt. n.º 2549, 89.
Uma fase do jogo de futebol realizado entre o Sporting e o Benfica no Estádio José de Alvalade, Lisboa, [1973/74 ?].
A. n/ id., in A.N.T.T., Flama, Positivos, pt. n.º 2549, 089.

5 comentários:

  1. O futebol, jogar à bola, é uma actividade desportiva.
    Julgo que o CIF, Club Internacional de Foot-Ball, assim chamado por ter estrangeiros na equipa, como uma outra de Carcavelos com ingleses da montagem do cabo submarino, foram os primeiros estrangeiros a jogar à bola em Portugal.
    Depressa apareceram outras formações só com jogadores portugueses e por ter grande interesse do público com enchentes para ver jogar começaram a aparecer autênticos profissionais para se dedicarem ao treino e jogar melhor.
    Tal como em Inglaterra, p.ex., que os clubes de futebol eram sociedades comerciais por quotas com um campo de jogos e jogadores profissionais, por cá também assim ia acontecendo.
    Até a entrada na CEE, só podiam jogar nas nossas equipas jogadores brasileiros por terem dupla nacionalidade, doutros países era difícil por não se poder atestar no pedido de autorização para profissional de futebol 'não haver mais ninguém para executar essa profissão'. Não sei a razão da não exigência em relação aos argentinos.
    Depois, com a livre circulação de pessoas e bens e mais tarde com a chamada lei Bosman é que começaram aparecer jogadores de todo o mundo.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  2. O futebol, como tudo, perdeu a graça.
    Boa resenha.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. Fernando Antolin18/1/24 17:16

    Boa tarde.

    Stromberg e Manniche vieram para o Benfica em 1983/84, antes da adesão à C.E.E.
    Não sei como terá sido tratada a questão da respectiva autorização.

    Cumprimentos
    Fernando Antolin

    ResponderEliminar
  4. Olá. Cuido que eram admitidos um, depois dois estrangeiros, que não brasileiros. O Yazalde e o Cubillas vieram nos anos 70. O Benfica tinha por honra não contratar estrangeiros. Até que deixou de ter.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  5. Não me recordo como era a "lei" de dois estrangeiros, se Comunitários ou de outros países, em relação aos jogadores de futebol profissional.
    Referi o que se passava com Lei para qualquer estrangeiro que quisesse trabalhar em Portugal. Quanto aos jogadores de futebol profissional não sei como era observada a norma legal de "não haver em Portugal quem ocupasse aquela função" de jogar à bola.
    Cumpts

    ResponderEliminar