Resposta breve: ambos. Explicando sucintamente. «Os T.A.P.» eram a secção dos (cá estão) Transportes Aéreos Portugueses do Secretariado da Aviação Civil — S.A.C., criados em 45 por uma Ordem de Serviço do H. Delgado, que era o secretário da coisa ((O.S. n.º 7 / 14MAR1945). «A T.A.P.» é uma forma elíptica de dizer a Comp.ª / a empresa T.A.P.,S.A.R.L., constituída em 1 Junho de 1953. A primeira forma caiu em desuso por esta história e sôbre tudo, creio, pela lei do menor esforço. Cumpts.
Obrigado, então será como diz. Pensei tratar-se de alteração da denominação da empresa alterando o pacto social de Transportes Aéreos Portugueses para Transportadora Aérea Portuguesa.
Não, pois, bem vê. Isso da «trasportadora aérea» costuma mais é sêr «nacional»; coisa de publicistas a dar-se a ares de oratória; bem que às vezes digam «portuguesa» também, como disse. Mas o caso é, se querem fugir a dizer a sigla TAP e dizem aquela coisada tôda «transportadora aérea &c.», bem podiam dizer o que a sigla abrevia: Transportes Aéreos Portugueses, ora bem! Não soa tão bem? Eu acho que sim. Porém, como acertou certa vez de dizer o Cte. Viegas Ferreira de Almeida, o que foi, é e haveria de ser, era «a nossa TAP, a Air Portugal deles»… Cumpts.
Só por curiosidade: O Dr. Castelo Branco era o terror dos exames médicos de admissão. Lembro-me bem dele, como seu cabelo cortado à escovinha, e em Paris, segundo ele, visto a sua consorte ser francesa.
E vem a ver-se, o avião da Real Força Aérea britânica não rumava Gibraltar, mas voava daí para Ballykelly, na Irlanda do Norte. um regresso para passar o Natal em casa que por uma nesga não acabou mal.
Afinal, é : a TAP ou os TAP
ResponderEliminarCumpts.
Resposta breve: ambos.
ResponderEliminarExplicando sucintamente.
«Os T.A.P.» eram a secção dos (cá estão) Transportes Aéreos Portugueses do Secretariado da Aviação Civil — S.A.C., criados em 45 por uma Ordem de Serviço do H. Delgado, que era o secretário da coisa ((O.S. n.º 7 / 14MAR1945).
«A T.A.P.» é uma forma elíptica de dizer a Comp.ª / a empresa T.A.P.,S.A.R.L., constituída em 1 Junho de 1953.
A primeira forma caiu em desuso por esta história e sôbre tudo, creio, pela lei do menor esforço.
Cumpts.
Obrigado, então será como diz.
ResponderEliminarPensei tratar-se de alteração da denominação da empresa alterando o pacto social de Transportes Aéreos Portugueses para Transportadora Aérea Portuguesa.
Cumpts.
Não, pois, bem vê. Isso da «trasportadora aérea» costuma mais é sêr «nacional»; coisa de publicistas a dar-se a ares de oratória; bem que às vezes digam «portuguesa» também, como disse. Mas o caso é, se querem fugir a dizer a sigla TAP e dizem aquela coisada tôda «transportadora aérea &c.», bem podiam dizer o que a sigla abrevia: Transportes Aéreos Portugueses, ora bem! Não soa tão bem? Eu acho que sim.
ResponderEliminarPorém, como acertou certa vez de dizer o Cte. Viegas Ferreira de Almeida, o que foi, é e haveria de ser, era «a nossa TAP, a Air Portugal deles»…
Cumpts.
Só por curiosidade:
ResponderEliminarO Dr. Castelo Branco era o terror dos exames médicos de admissão.
Lembro-me bem dele, como seu cabelo cortado à escovinha, e em Paris, segundo ele, visto a sua consorte ser francesa.
Boa achêga.
ResponderEliminarObrigado!
Shackleton Mk3...
ResponderEliminarhttps://raffeaea.com/home/many-a-mickle-maks-a-muckle/
Formidável!
ResponderEliminarE vem a ver-se, o avião da Real Força Aérea britânica não rumava Gibraltar, mas voava daí para Ballykelly, na Irlanda do Norte. um regresso para passar o Natal em casa que por uma nesga não acabou mal.
Obrigado!