| início |

domingo, 4 de junho de 2023

Neptuno com o seu tridente

 O tanque, ou lago, do Neptuno foi pôsto na Pr. do Chile em 1942


 Em 24 de Agôsto de 50 vinha no Diario de Lisbôa — A estátua de Neptuno vai ser retirada da Praça do Chile e passa para o largo D. Estefânia. — E dizia mais — Há cerca de um ano, no centro da grande placa central da Praça do Chile, e após alguns meses de trabalhos, foi colocada a estátua de Neptuno com o seu tridente — dando conta de por onde andara.

«A estátua de Neptuno vai ser retirada da Praça do Chile e passa para o Largo de D. Estefânia», inDiario de Lisbôa, 24/VIII/950
   (Diario de Lisbôa
, 24/VIII/950.)


 Se em Agôsto de 50 havia cerca de um ano, no centro da grande placa central da Praça do Chile, o Neptuno com seu tridente, por tanto, foi só ali pôsto, no Chile, por 1949.
 Faz-se luz dêle numa fotografia de Judah Benoliel no archivo photographico municipal com a data de 11 de Abril de 49. Não achei notícia, porém, dêste facto, nos Diarios de Lisbôa dêsse mês. Como diz a notícia que foi colocada no Chile após alguns meses de trabalhos, calhando, haverá notícia nalgum jornal dos mêses para trás. Em havendo, haver-se-á de achar…


Obra de colocação da estátua de Neptuno, Pr. do Chile, 11/IV/1949. Judah Benoliel, in archivo photographico da C.M.L.
Obra de colocação da estátua de Neptuno, Pr. do Chile, 11/IV/1949.
Judah Benoliel, in archivo photographico da C.M.L.


 A remoção do Chile para a Estefânia parece ter começado em 28 de Agôsto de 50 quando (vê-se no jornal de 24) se abriam já caboucos no Largo de D.ª Estefânia para a estátua de Neptuno, com o seu tridente.
 Em 29 de Agôsto desmantelava-se o lago da Pr. do Chile.
 Em 2 de Setembro de 50 estava o Neptuno, com o seu tridente, ao centro na Estefânia. As obras do tanque prosseguiam. As pedras a postos lá esboçavam o redondel.


Obras de colocação da estátua de Neptuno, L. D.ª Estefânia, [2/IX/1950]. Judah Benoliel, in archivo photographico da C.M.L.
Obra de colocação da estátua de Neptuno, L. D.ª Estefânia, [2/IX/1950].
Judah Benoliel, in archivo photographico da C.M.L.


 Até receber a estátua de Neptuno achava-se o dito Largo de D.ª Estefânia, cuido, vazio  ao centro; simples cruzamento de ruas. O lago redondo fez dêle uma rotunda.

3 comentários:

  1. Anónimo4/6/23 22:45

    O Diário de Lisboa chama-lhe "Chafariz dos Galegos", mas a esta estátua do Neptuno fazia farte do célebre Chafariz do Loreto, no Largo do Chiado, agora com a estátua do Chiado e estação do Metro.
    O Chafariz do Loreto foi desmanchado e parte foi montado na Rua António Maria Cardoso em frente ao Teatro São Luís já sem a estátua.
    Não sabia que o Neptuno tinha estado tão pouco tempo na Praça do Chile, com a construção da fonte/lago.
    No Largo D. Estefânia também fica bem, e agora não aguentava com o trânsito daquela Praça do Chile.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  2. Chafariz dos galegos ou do Neptuno. O Chafariz do Loreto teve êsses nomes todos que já esqueceram.
    E nem as voltas recentes do Neptuno saem certas. Dão-no no Chile em 42 e parece que foi só em 49. Dão-no na Estefânia em 51. Já se lá vê nos alvores de Setembro de 50.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. E fica bem na Estefânia, sim senhor! O largo ainda lhe sobra algum carisma discreto. Resiste sem semáforos.
    Cumpts.

    ResponderEliminar