| início |

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Coincidência fabulosa, com milagre de Ourique e mais história pelo meio

Lendas de Portugal: Lendas Heróicas / Gentil Marques. — [Lisboa] : Círculo de Leitores, [1997]. — 428 p.; 23 cm. — Lendas de Portugal, 2



 É uma daquelas coincidências. Tirei um livrinho das Lendas de Portugal da estante para lhe proteger a sôbrecapa com polipropileno transparente. Ando aqui e ali a fazê-lo. Os amaricanos com aprêço por livros empenham-se em preservar da luz e do uso as sôbrecapas com que os publicam. Práticos que são têm até a coisa industrializada a ponto de venderem o artigo em rôlo para se cortar pelo comprimento certo e com uma tira adesiva pronta a ajustar como uma manga à medida da altura da sôbrecapa. Cá não no achei à venda, mas descobri que se vendiam rôlos de polipropileno de 70 cm de largura por 10 m de comprimento numa loja de decoração por um módico equivalente a 558$00 em dinheiro. Com o engenho dos meus 10 anos nas aulas de Trabalhos Manuais corto-o à medida (o polipropileno), dobro-o, vinco-o com uma dobradeira e colo-o com fita-cola em forma de manga a envolver as sôbrecapas que quero proteger. O que me até nem sai mal, mas não se dirija contudo ninguém à loja a pedir polipropileno; o artigo em questão é comummente conhecido do vendedor por papel de embrulho transparente, a-pesar de ser plástico.


 E bem, a coincidência fabulosa foi que ao depois de envolvida a sôbrecapa e reposta no livrinho das Lendas (é o vol. 2, o das lendas heróicas), dei em abri-lo a ler a primeira, a do «Belo suldório» que é sôbre o Viriato e, arejando as páginas, lá mais para o fim do volume havia um marcador com um calendário n' «O milagre de Ourique», sinal de que andara já eu pelo livro. — Quando? — O ano do calendário haveria de mo dizer. Só que o calendário, com publicidade a um Centro para Pequenas Empresas da multinacional Maricosoft (a do Kill Gates), não dizia o ano. Pus-me a olhar para a esperteza dalguém imprimir um calendário sem indicar o ano e vi que nêle o dia de hoje, 7 de Novembro, é uma segunda-feira. Descobri, pois, que a inteligência de quem fez tal calendário assim sem menção de ano, foi para ser êle achado nêste ano de 22. Porque se não fôsse assim, não calhava certo.


Calendário sem ano [Maricosoft, s.d.)

10 comentários:

  1. Interessante coincidência, e não menos interessante é estar assinalado feriado o dia 25 de Novembro.
    Provavelmente, algum manifesto de vontade.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  2. Sim, é verdade. A acrescentar ao resto…
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. Só o 27 de Novembro ser assinalado como Páscoa é que remete o tal 25 de Novembro para a Sexta-feira Santa. De 2005. Inteligência de copy/pastelão.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. Refiro-me ao autor do calendário, bem entendido.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  5. Mas o Dezembro ao lado está bem.
    Para o "Novembro" ser mês da Páscoa só pode ser por troca de Abril (30 dias), sendo assim que F no dia 1?.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  6. Aquele mês de Novembro tem a particularidade de ter exactamente os dias da semana a calhar nos mesmos deste ano. Mas, não pode haver Páscoa em Novembro, então que mês daquele ano que bate certo com o Novembro de 2022 ?

    ResponderEliminar
  7. O mês de Março. A Páscoa foi em Março no ano 2005.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  8. Empreendendo na questão.
    O calendário é de 2005. Se o vir, verá que a Páscoa foi em Março, no dia 27. A inteligência que concebeu o marcador era entendida em compudadores, mas cabeça no ar em calendários, tanto que lhe nem lhe ocorreu devr de lhe indicar o ano. Ora, com habilidade que lhe sobrava decalcou (agora diz-se fazer copy/paste) o mês de Março para Novembro, já que ambos começavam numa terça-feira. Acto contínuo, apagou o dia 31 porque Novembro só tem 30 dias e alembrou-se (vá-lá!) de marcar feriado em 1 de Novembro. Para o que lhe não deu foi para acabar a coisa como devia ser: embrulhou-se com os Kalkitos de março em Novembro e esqueceu-se de emendar a Sexta-feira Santa e a Páscoa nos dias 25 e 27. E Novembro ficou aldrabado como se vê.
    Deve ser um desses da gèração mais preparada de sempre. Como sempre inclui o passado até aqui e o futuro, esperamos que de àmanhã em deante a coisa saia ainda mais melhor preparada ainda.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  9. Certo.
    Em 2005, os dias do mês de Março, com excepção do dia 31, calham nos mesmos dias de semana do mês de Novembro, e volta a repetir-se este ano de 2022.
    Pode ser que seja uma trapalhada de gente mais bem distraída de sempre, mas parece-me mais uma chinesice, assim como o calendário de 2005 não assinalar com P e N os dias da Páscoa e do Natal.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  10. No caso do calendário da rede para que remeto no comentário acima, talvez. No do marcador do meu livro traz o P e o N. Menos mal nisso.
    Cumpts.

    ResponderEliminar