| início |

segunda-feira, 25 de julho de 2022

40° C

 Quarenta graus. Não me recorda nunca de apanhar 40° C no Algarve. O mais que me lembra foram 38° em 94. Lembra-me desse ano cá. O calor deu-me alergia num dia de só 34°. (Só!…) Uma borbulhagem no peito. Na farmácia aconselharam-me o Piz Buïn Allergy (já então a coisa dos nomes em amaricano…) E que evitasse o calor. Fez bem. A borbulhage passou. Ficou-me o Piz Buïn das alergias até hoje.


 O calor continuou nesse Julho de 94 e na ideia, também me ainda lembra, trazia aquela cantiga dos 40° à sombra. Não chegou a tanto, então.


 


Radar Kadafi, 40º à Sombra
(R.T.P., 1987)



 Julho de 94. Foram dias bem passados, daqueles em que se a vidinha suspende e parece se vive noutra… Outra que me lembra sempre dele e me também ficou até hoje foi do Nescafé. Ao depois de jantar íamos por vício social à gelataria tomar café. Uma daquelas noites, não sei porquê, alguém resolveu que não, mas, e o café?


 Havíamos Nescafé, daquelas saquetas.


 Pois, que bem me soube aquele café nessa noite ali! Nescafé clássico ritualmente batido na chávena antes de deitar água a ferver. Não tinha eu hábito senão de expresso de máquina e a treta do Nespresso ainda não havia ou, se havia, não se falava. E dum prazer simples, ali no relvado, numa daquelas noites algarvias, ficou-me o hábito e o prazer do Nescafé clássico. Até hoje.


 E hoje, finalmente, no Algarve das minhas vilegiaturas, uma caloraça das antigas.


 


IPMA - 10 days Forecast by Local.png

13 comentários:

  1. Vexa ainda vai ver o IPMA. O instituto que olvidou que havia Terra. Só tem uma coisa boa: os sismos.

    Vá antes consultar o assisado site do Instituto Superior Técnico, de elevada qualidade, em:
    http://meteo.tecnico.ulisboa.pt/forecast/resume

    ou, se preferir "estranjas", o site do Norge Meteo Institute em, para Lisboa:
    https://www.yr.no/en/forecast/daily-table/2-2267057/Portugal/Lisbon/Lisbon/Lisbon

    Ambos são fiáveis e, claro, será necessário praticar.
    Se assim o entender. poderei ajudar.
    cumps

    ResponderEliminar
  2. Qual seria a temperatura no dia 1 de Agosto de 1385, dia da Batalha de Aljubarrota?
    Desde "sol escaldante", e "dia de canícula" de Fernão Lopes rezam as crónicas.
    Pelas imagens de época, vemos as pessoas vestidas com roupas pesadas mesmo nos dias de Verão. Seriam as temperaturas "escaldantes" nada comparáveis às actuais?

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado! Vi o do Técnico mas não lhe achei a temperatura da água do mar. O Pima (isso mesmo; é como digo) dá a temperatura da água e, calha-me bem. Ao depois, o mar e a atmosfera é quanto basta no caso, conceda-me.
    Sem embargo muito lhe agradeço as indicações que me deixou. Hei-as de ver com mais atenção de futuro.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  4. 14 de Agosto. Dia da infantaria nos dias de hoje, em memória (ainda).
    Pois, é verdade! Intriga-me isso. Ainda as imagens de verões de há 70 anos mostram gente bem ataviada de fato e gravata, chapéu, saia e saiotes no caso das mulheres, bem longe desta ligeireza luso-tropical do calção e chinelo.
    Não imagino no séc. XIV senão temperaturas semelhantes às de hoje, com dias mais quentes a raiar os 40° C como há dois, três dias ou uma semana. E ao depois havendo de refrescar como hoje (30°), até daqui a um mês ou um ano, conforme calhasse e calhará, porque o tempo é assim mesmo, pode mudar e nunca se sabe.
    Digo isto de senso comum. O resto não sei, mas reconheço haver agora certezas certas tiradas de modelos altamente científicos e rigorosamente matemáticos (ou das folhas de chá) por cientistas investigadores entendidos (leia arúspices, bruxos, magos, videntes, de alvará e certificação ISO9000 reconhecida) empenhados em nos salvar do fim do mundo garantido na hora agá e no momento certo, ali, ao virar da esquina.
    Cumpts.


    ResponderEliminar
  5. Ahahah,isso mesmo.
    As nossas santinhas e os nossos santinhos foram ultrapassados por zandinhas e karambas com resultados garantidos, mas por causa do anticiclone dos Açores também têm uma reserva nos resultados.

    Cumpts.

    ResponderEliminar
  6. Vexa deverá estar no algarve. Talvez falésia. Qualquer chafarica de areal nos garbes têm um termómetro na praia com a temperatura da água. Escusa de ser enganado pelo ipma

    ResponderEliminar
  7. Ai também gosta do Nescafé Clássico? Que engraçado, também eu que o consumo há anos sem fim - até quando vivi em Inglaterra o fazia, embora com outro nome era o mesmo género de café instantânio e também era óptimo. Por vezes tomo um café de máquina à tarde, quando estou nas compras, mas evito porque é muito mais forte do que o Nescafé, aquele tira-me o sono e este não.

    Espero sinceramente que esteja bem de saúde. É verdade, está quase no seu dia não é assim? Já sabe que nunca me esqueço:)
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Pois!… Na «minha» praia não vi termómetros. Vi foram cãezinhos. Todos os dias dois, três, quatro, muita vez com o dono na ponta da trela. Outras vezes nem isso.
    Cumpts.

    ResponderEliminar

  9. Vamos andando. Vamos andando.
    Ainda falta.
    Feliz do seu comentário!

    ResponderEliminar
  10. Dou uma olhadela aos seus escritos quase todos os dias (a que junta fotografias excelentes), mas não comento porque são assuntos que não domino. Mas vir lê-lo é uma obrigação que não dispenso.
    Obrigada pela resposta e um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Josephvs7/8/22 22:37

    Little Ice Age 😊

    ResponderEliminar