Esta(e outras) músicas de Amália, nem comento, que quando se ouve dá uma sensação que nem sei como é, se é um doer bom, devagarinho, fino, ou se ficamos sem conseguir dar a volta ao ar cá dentro...
Há uns bons anos, talvez nos anos de 1980, apareceu uma senhora na tv, que cantava o chamado "fado aristocrático", a criticava estes fados da Amália, os outros piegas e do coitadinho dos fadistas de taberna. Para ela o verdadeiro fado era o do género "Cavalo russo.." e outros sem ser de amores ou desamores, não conseguindo explicar essa razão. Em 2006, pelo Natal, na cidade de Breda (Países Baixos) passei numa rua enfeitada e de grande movimento surgindo na música ambiente um fado cantado pela Teresa Tapadas. Parece que estavam a passar música de vários países.
São gôstos. Melhor que modas, que muita vez são desgôstos. Faz-nos falta ouvir o fado antes de 1900 para saber como era. Nos anos das 78 r.p.m. ainda era acompanhado a piano. Cumpts.
Aí, essa do Domingo a tarde...que grande salto no tempo...(é bom).
ResponderEliminar(Já o Bic Laranja é outro!)
Vou continuar a ler...
Esta(e outras) músicas de Amália, nem comento, que quando se ouve dá uma sensação que nem sei como é, se é um doer bom, devagarinho, fino, ou se ficamos sem conseguir dar a volta ao ar cá dentro...
ResponderEliminarPois, é assim uma coisa que se nem explica, só se da por ela.
ResponderEliminarPoucos já darão, temo!...
Cumpts.
Obrigado!
ResponderEliminarHá uns bons anos, talvez nos anos de 1980, apareceu uma senhora na tv, que cantava o chamado "fado aristocrático", a criticava estes fados da Amália, os outros piegas e do coitadinho dos fadistas de taberna. Para ela o verdadeiro fado era o do género "Cavalo russo.." e outros sem ser de amores ou desamores, não conseguindo explicar essa razão.
ResponderEliminarEm 2006, pelo Natal, na cidade de Breda (Países Baixos) passei numa rua enfeitada e de grande movimento surgindo na música ambiente um fado cantado pela Teresa Tapadas. Parece que estavam a passar música de vários países.
Cumpts.
São gôstos. Melhor que modas, que muita vez são desgôstos.
ResponderEliminarFaz-nos falta ouvir o fado antes de 1900 para saber como era. Nos anos das 78 r.p.m. ainda era acompanhado a piano.
Cumpts.