| início |

domingo, 22 de novembro de 2020

Epidemias!

Susete Francisco, «Gripe. Epidemia moderada já causa dificuldades nos hospitais», Diário de Notícias, 5/I/2018



 Portugal está numa situação de epidemia de gripe, ainda leve a moderada, mas alguns dos principais hospitais do país, como Santa Maria e São José, já tiveram de activar o plano de contingência interno e abrir mais camas para internamentos. O Centro Hospitalar [de] Lisboa Norte (C.H.L.N.), que integra os hospitais Pulido Valente e Santa Maria, accionou este plano para fazer face ao aumento médio de cem doentes por dia, em comparação com igual período do ano passado, abrindo 40 camas para internamento. O pico da epidemia deverá ser atingido nos próximos dias.


  «Nas últimas 24 horas registaram-se cerca de 900 episódios de urgência nos serviços de urgência do C.H.L.N.», disse ontem a administração do centro, num comunicado emitido ao [fim] da tarde. Números a que corresponde também um aumento dos internamentos, que nos últimos dois dias «passou de 10,6% para 12,2%, em linha com o crescimento da complexidade dos doentes» e das situações de doenças múltiplas «próprias da sua elevada faixa etária», referiu ainda o C.H.L.N., adiantando que foram confirmados 68 casos de gripe, 44 dos quais resultaram em internamento. O comunicado acrescenta que a situação «tem exigido bastante dos profissionais», que «têm correspondido em pleno» […]


 (Notícia actualizada às 13h40, com uma correcção: a informação de que há hospitais que estão a suspender as cirurgias programadas foi avançada por Ricardo Mestre, da A.C.S.S. [Administração Central do Sistema de Saúde], e não pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas.)


Susete Francisco, «Gripe. Epidemia moderada já causa dificuldades nos hospitais », in Diário de Notícias, 5/I/2018. Os sublinhados são meus; o português brasileiro foi descartado com desprezo.


2 comentários:

  1. Inspector Jaap24/11/20 11:04

    Eu, cá por mim, também descarto com desprezo estes actores de ópera-bufa, que valem tanto como o Português(?) em que escrevem.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Mal que estamos entregues a esta gente…
    Abraço.

    ResponderEliminar