Aspecto geral da Avenida Almirante Reis, tirado da Praça do Chile (fotografia expressamente feita para a Revista Municipal, a todo o cimo de uma escada «Magirus» — o que corresponde a mais de trinta metros de altura) no dia da conclusão dos trabalhos, vendo-se ainda os últimos operários a concluirem os pavimentos. Por êste aspecto se verificam as enormes vantagens que para o trânsito advieram da transformação operada.
«A modernização da Avenida Almirante Reis», in Revista Municipal, n.º 1, Set. 1939, pp. 49-58.

Av. Almirante Reis, Praça do Chile, 1939.
Estúdio de Mário de Novais, in biblioteca d' Arte da F.C.G.
Ela agora é mais bicicletas!
Bicicletas e... hotéis.
ResponderEliminarSendo que o que ostenta o nome mais sugestivo se denomina WC, isso mesmo: WC !
Fica junto do Regueirão dos Anjos.
Próximo está em reconstrução o prédio de gaveto A. Reis com a Álvaro Coutinho (do lado do Lisboa Ginásio Clube).
Ainda por acabar, mas já ostenta uma fachada digna de se ver.
Grandes arquitetos!, isso mesmo: arquitetos!
Prémio Valmor, já.
Meus cumprimentos
Hotel WC há-de ser digna latrina.
ResponderEliminarArchitecto > arquitecto > arqui… isso que conseguiu escrever > operador de programas de desenho assistido por computadores, vulgo C.A.D. Eis o darwinismo da espécie.
Cumpts
Eu bem quis escrever "arquitectos" , mas o seu Verificador Ortográfico é que não deixa!
ResponderEliminarO seu Blogue, é contra o AO e eu, 100 ou 1000 vezes mais!
Mas este VO é um polícia modernaço.
Não pode prescindir dele ?
De qualquer modo penso que estes "profissionais" que obram obra como aquela, deveriam mas é ir para o tal Hotel WC ali perto e aí sim, obrarem o mais que pudessem até não terem mais vontade de obrar e depois bem podiam limpar as mãos à parede.
Meus cumprimentos.
Bem vejo. Todas as definições que acho na configuração do blogo, ponho-as para português. E todavia a peste cacográfica continua a desvirtuar tudo. Aqui e em todo o lado. Uma ortografia estabilizada de 70 anos logo, logo deu num caos aberrante como vemos em toda a imprensa. Mas, não parece coisa que a maioria das gentes faça caso.
ResponderEliminarHá uma extensão para o Google (Desacordo Ortográfico)e um extra para o Firefox (Foxreplace) que refazem praticamente toda a cacografia do governo. Em nas usando, cuido que se lhe não sobreponha a porcaria do verificador do Sapo.
Não obstante, hei-de ver se resolvo a coisa no blogo.
Cumpts.
Caro BIC,
ResponderEliminarExcelente foto. Gosto particularmente de ver que se plantavam logo árvores nos passeios, pela beleza e pela sombra que proporcionam.
Infelizmente aquela zona está muito feia e não vejo que o problema tenha solução.
Cumprimentos
Feiíssima. Demoliram moradias e gaioleiros para prédios de betão com galerias térreas para lojas. Deram em abrigos de vagabundos como as arcadas do Ministério das Finanças. Algures a marcha civilizacional reproduziu a riqueza daquele comércio em pobres indesejados habitando abrigos de cartão. Um paradoxo que em numerosos casos evoluiu para o confinar dos espécimes: os de fora confinados ao relento, os de dentro enjaulados na sua democrática liberdade. Outro paradoxo.
ResponderEliminarCumpts.