| início |

domingo, 21 de junho de 2020

Queluz

Vista sobre o Palácio e o Regimento de Artilharia, Queluz (M. Novais, s.d.)
Vista sobre o Palácio e o Regimento de Artilharia, Queluz, [s.d.]
Mário de Novais, in Bibliotheca d' Arte da F.C.G.

5 comentários:

  1. Provavelmente a fotografia será de 1957-59, quando foi ampliado o Quartel para receber o CIAAC (Artilharia Anti Aérea de Costa). Quem é que nos iria atacar de avião??
    Mas, se ampliarmos a fotografia podemos ver no lado esquerdo, a seguir às hortas, uma torre/miradouro e uma estrada de terra batida, actual IC19, na chamada curva do Palácio. O pequeno prédio, em frente, ainda lá está.

    ResponderEliminar
  2. É possível.
    O prédio resite, sim senhor. E o terrapleno seria a preparar a alternativa à E.N. 249 a que, cuido, foram chamando Elias Garcia à medida que os subúrbios se estendiam.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  3. Julgo que este percurso seria a continuação da EN 117 que vinha da subia dos 'Cabos d'Ávila' e se juntava à que vinha do Calhariz de Benfica. Não sei se a partir desta junção passou a EN 249.
    A Elias Garcia começava nas Portas de Benfica, atravessava as zonas centrais de várias localidades juntando-se à EN 249 no Alto do Cacém-Rio de Mouro.
    Neste caso a Elias Garcia atravessava Queluz mas seguia por Massamá e Agualva-Cacém.

    ResponderEliminar
  4. Toda a Elias Garcia é despromoção da E.N. 249 que começava nas Portas de Benfica. O marco 0 só foi tirado nas últimas obras que revolveram todo o lugar.
    Suponho que tenha razão sobre a E.N. 117.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  5. Tem razão.
    A EN 249 das Portas de Benfica à Portagem de Sintra, mudando para Elias Garcia (ou Rua Direita em Massamá)dentro das localidades.

    Cumpts.

    ResponderEliminar