O mamarracho com jeitos de clandestino empoleirado lá atrás é um devoluto que pegou fogo há dias dalguma sopa de cavalo. Conquistas da libardade anunciada no vota! vota! vota! das casas velhas a par do caminho-de-ferro, sem dúvida.
Passagem de nível da linha de cintura de Alcântara, Campolide, 1980.
Biblioteca de Wood, n.º 1455, in Flickr.
O nome da rua travessa além da passagem de nível é um enigma que me puseram e que ando por resolver. Para adiantar, as casas do lado de lá onde havia a P.U.P., encobertas pelo autocarro, eram da Vila Lopes.
Lembro-me destes autocarros, na carreira 13, que subia a rua do Quelhas...
ResponderEliminarQuando começava a subir, os passageiros desciam, subiam a pé, o autocarro subia sem passageiros e apanhava-os lá em cima, onde a subida acabava.
Um espectáculo!!!
O 55 na Alameda era igual.
ResponderEliminarFeliz Natal!
Caro BIC,
ResponderEliminarVila Lopes situada no Bairro da Liberdade, correcto? Tenho ideia desta zona ser muito falada aquando da construção do Eixo Norte-Sul.
Aproveito para desejar a si e aos seus um santo Natal.
Cumprimentos,
Penso que sim, este é o Bairro da Liberdade assim baptizado pelo Carlos da Parteira (a "liberdade" era a trazida pela República, mas é caso para dizer que pau que nasce torto...), que adquiriu os terrenos burlando a pessoa que lhos vendeu. Não sei é se ainda sobra algo desse núcleo inicial de casas.
ResponderEliminar