| início |

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Av. de Roma numa tarde dos anos 50

Av. de Guerra Junqueiro, Lisboa (António Passaporte, 195...)
Av. de Roma à tarde, Lisboa, 195…
António Passaporte, in archivo photographico da C.M.L.


 

12 comentários:

  1. Mandarinia10/12/18 12:40

    Modernidade aprazível. A quantidade de veículos de que gosto chega a ser avassaladora (carochas, uma pão de forma, parece-me ver um Fiat 500 estacionado, será? e o autocarro de dois andares). E o espaço... para estacionar, para andar, para habitar, para viver.

    ResponderEliminar
  2. Sendo ao tempo em que foi, estranho ter sido autorizada a construção deste mamarracho...
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. André Sousa11/12/18 14:08

    Oh "sem nome"... você deve viver numa linda vivenda, não só nessa altura, como agora... porque o edifício, não era o único na altura... e havia piores (!), mas pronto... há que dizer qualquer coisinha não é...
    Enfim!
    Olhe lá bem para a fotografia (mais uma, excelente, obrigado BIC) e diga lá que não há outras coisas que saltam à vista!

    Cumprimentos,
    André Sousa

    ResponderEliminar
  4. Não estranhe. O «orgulhosamente sós» e a isolamento «fâchista» são boatos (agora diz-se «fake news») feitos dogma pelo marxismo vigente.
    E se bem que seja já a aespeculação imobiliária a fazer-se sentir (toda a Av. dos E.U.A. o é) note bem que não foi derrubado nenhum edifício doutro tempo para o que se ergueu aqui, nem destoa do que fica adjacente. O fecho das marquises ou o mamarracho na Pr. de Londres são piores.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  5. https://www.facebook.com/RestaurantesdeLisboa/videos/934640246636240/

    ResponderEliminar
  6. Mandarinia14/12/18 19:55

    Agradeço a ligação ao comentário. Poderia ter sido escrito pelo meu marido que nos anos 70 também cresceu nessa mesma zona.

    ResponderEliminar
  7. Não sei o motivo que o levou a ficar tão incomodado com um simples comentário ao que considerei tratar-se de um mamarracho.
    A não ser que seja o arquiteto ou construtor do mesmo...
    Mas, já agora, aproveito para lhe dizer que deve respeitar quem não o ofende.
    Se fosse meu amigo teria todo o gosto em lhe mostrar a minha casa e estou certo que iria gostar...
    Cumprimentos e Boas Festas



    ResponderEliminar
  8. André Sousa19/12/18 01:22

    Caro "sem nome"!

    (lamento o trato... e não fique incomodado... mas realmente você não se identifica, como tal, "sem nome" será!)

    Convido-o a "perder" algum tempo a visitar o sítio do BIC, a ver fotografias, a ler comentários e... a perceber a "mood" dos que por aqui passam!

    O BIC tem um arquivo fotográfico excelente, dos poucos (públicos) que se possa dizer "ca ganda fotografia!"... depois... o BIC é inteligente - e não se preocupe, eu e o BIC já tivemos os nossos "entedimentos" e "desentendimentos", como tal... já não há ofensas... pelo menos do meu lado - cada fotografia que coloca tem um objectivo, nem que seja... gerar isto mesmo... a Maria diz que ele mostra a família no Algarve, o "próprio do" tem bom gosto para os doces (em Telheiras) e até já mostrou o "cantinho mágico", só falta mostrar o gato!

    Mas como dizia... cada fotografia tem um objectivo... e as que não têm "subject" dão "pano para mangas", foi o caso... a "Mandarinia" observou os detalhes... eu fiz o mesmo... e acrescento... "e a vistinha lá de cima!?"... você largou o óbvio "mamarracho"...; cada um é "livre" de comentar aquilo que o BIC queira no seu sítio. Se reparar... maior parte dos comentários "vão na onda saudosista", alguns a "atirar" para a lágrima no olho... .

    Não sou o arquitecto - gostava -, não vivo lá - gostava -, não sou o construtor - e não gostava -,mas sei que esta foi a época do "bum" de mamarrachos, é óbvio (!) o meu comentário é irónico e não ofensivo, diga-se!

    Tive o prazer de crescer numa vivenda - como quase todos por aqui (digo eu!) - e hoje vivo num mamarracho de betão em que me chateiam de dois lados... é a vidinha de quem optou por viver na cidade, é a vidinha da modernização!

    "Agradeço o convite", mas só fico realmente chateado se na sua casa houver um quarto (divisão) cheia de livros, com estantes em modo escaparate em que me "perderia", horas a fio a devorar lombadas... caso contrário, fico por aqui!

    A terminar... (que esta já vai longa, a mensagem!), faça o que lhe digo... entenda cada foto, quase todas têm um objectivo (!) se você acha que eu o ofendi, não queira ler uma resposta "inspirada" do BIC!

    Bosas festa para si e todos os seus!
    Cumprimentos,

    André Sousa

    ResponderEliminar
  9. Uma montagem de excertos do documentário As Rodas de Lisboa.
    Muito bom!
    Obrigado e feliz Natal!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Ana Pereira23/12/18 20:15

    Nascida e criada ali só tenho a dizer que faltam apenas as ovelhas que iam pastar à Av. E.U.A. antes do aparecimento dos supermercados. Saudades! :)

    ResponderEliminar