Diz que ia acabar o Super Maxi, provavelmente o melhor gelado do mundo. (Digo gelado-rajá; porque gelado-sorvete, provavelmente o melhor do mundo é daqueles da Actor Vale...)
Dizia do Super Maxi que ia acabar; fizeram até um grupo de lesados no livro das fuças a reclamar, mas também a explicar com as minhas conjecturas (passe a imodéstia) a razão da queda de vendas (presume-se) detrás do fim do Super Maxi.
Isto pela Primavera deste ano.
Bem! Como ia acabar, roeu-me a saudade e, com algum espírito de contrariar o destino, comprei então, por alturas de Junho, uma caixa de 6 que vi no super — restos de stock existências em armazém, decerto. — Comprei e tirei-lhe o retrato, pois que ia acabar… E entretanto fiz eu o jogo da Olá e acabei com eles, os Super Maxis que comprara. Comi-os todos. Mesmo achando-os muito cristalizados e com o branco nada cremoso apesar da propaganda na caixa; antes como sendo mais água congelada.
Mas não acabou aqui.
Durante a vilegiatura no Algarve ainda me apeteceu jogar o jogo de contrariar o fado do Super Maxi — que acabara de acabar este ano — e pedi um na geladaria da praceta a ver no que dava. A resposta do Ti Pedro foi que, enfim... — Acabou! Já nã vẽ no cartaz e as pessoas já nã pédẽ.
Mal resignado (e com certo espírito de contrariedade) ainda lhe lancei — E não sobra nenhum aí do ano passado? Isso no frio conserva-se...
— Olhe! Tenho-os comido eu! As pessoas nã pédẽ... — E em desabafo abrindo a arca — Um gelade que já tinha uns 50 anes, veja lá! Uns 50 anes!... E nisto estende-me um Super Maxi — Tome! Nã tẽ de pagar nada.
— Ora essa! Assim é que não pode ser...
— Nã vẽ no cartaz, nã paga nada. — Ofereceu-mo.
— ... Muito obrigado! — agradeci penhorado. — Agora é que acabou mesmo — pensei. — Não hei-de pedir cá mais nenhum; vai parecer que quero gelados de graça.

Mas também não acabou aqui.
Há dias chega-me a Sr.ª do super e diz-me:
— Comprei-te Super Maxis.
— Mas já acabou!...
— Não sei. Vi destes e comprei.
![Super Maxi, o [verdadeiramente, parece-me agora] original (Foto do super Aldi, 2018) Super Maxi, o [verdadeiramente, parece-me agora] original (Foto do super Aldi, 2018)](https://farm2.staticflickr.com/1819/44067640862_94d3753740_o.jpg)
Pois bem! O Super Maxi ia acabar e acabou. Já nã vẽ no cartaz. E de Junho para Agosto mudam-lhe a caixa, mantêm que é o original, mas cortam-lhe a treta da anterior que dizia agora ainda mais cremoso.
E sabe o benévolo leitor o que lhe digo? Agora, ao depois que acabou, o Super Maxi que vendem é verdadeiramente mais cremoso, tal como o primitivo. Ou o original.
P.S.: hoje, no fim de acabado, sai a 100$00 cada rajá, o que pelo índice de preços do I.N.E. vai por uns 4$00 de 1976. Cuido que nesse ano já andaria pelos 5 mil réis. Há coisas que acabam e não se perde nada.

Pelo visto gulodice por aí é o que há mais:)
ResponderEliminarMaria
Impressão sua.
ResponderEliminar:)
Cumpts.
O meu gelado preferido de sempre da Olá. Acabou de me dar a melhor notícia deste Verão. Bem haja.
ResponderEliminarFico feliz.
ResponderEliminarObrigado!
O melhor gelado de chocolate era mesmo um Rajá, que a marca também os teve, era o Mousse, mousse de chocolate pura, em gelado de pauzinho, a 3$00 (escudos) naquele tempo.
ResponderEliminarBelo tempo.
Abraço
Fernando Antolin
Só me recorda dos rajás da Olá. E do pregão — Olhòòò Rajá Fresquinho! Há fruta ò Chicolate!
ResponderEliminarMas também eram da Olá.
Cumpts.
Os vendedores da Olá aproveitavam o pregão dos seus colegas e antecessores, da Rajá, que foi comprada pela primeira em 1970. Que tinha também excelentes chocolates, tal como a Regina.
ResponderEliminarIsto da velhice traz-nos doces recordações...
Cumprimentos
Fizeram bem, porque fizeram da marca um substantivo comum, que a fez perdurar. Pelo menos enquanto há gente com estas doces recordações.
ResponderEliminar:)
Cumpts.