Dois AEC Regent V, os clássicos autocarros de porta à frente que vieram por 1957-58 e continuaram a chegar até 1966. Aqui de duas séries: o 347 (série 300), de 1958 já com a nova pintura toda verde dos anos 70 e, o 691 (séries 600-700), com a pintura original meia verde meia branca que lhe deram por volta de 1965 ou assim.
Tem graça falar eu aqui em autocarros AEC clássicos e da sua clássica pintura verde porquanto na página da Carris, clássicos são só os laranjas, de 1975 em diante. Parece que não havia autocarros antes…
Autocarros 25 e 39, Terreiro do Paço, 1972.
Jean-Henri Manara, in Portugal (Flickr).
_____
Agradecimento particular ao João Marchante. Obrigado!
Lindos!
ResponderEliminarMuito pequenina ainda cheguei a andar nos que faziam a carreira 12. Agora só no Museu da Carris onde ainda são os que fazem mais sucesso.
Que saudades.
O 12 era exactamente como estes, Regent V. Pelo menos no meu tempo. Claro que também os verteram em laranja, para costar com o passado e parecerem assaz modernos, suponho...
ResponderEliminarCumpts.
Ainda me lembro dos que tinham plataforma traseira aberta, com escada para o piso superior; faziam, salvo erro, as carreira do Rossio para as Avenidas Novas, as 2,3 e 4 ; também do 27, só de um piso e onde a malta da plataforma de trás, fechada e junto ao cobrador, saía na rua de S.João da Mata e tornava a entrar na rua das Praças, para aliviar algum peso na subida e facilitar a curva...
ResponderEliminarAbraço
O 55 também lhe faltava a força para vencer a rampa da Alameda.
ResponderEliminarMas, esse era de dois pisos.
Cumpts.