Desde então deixei-me disso, mas há uma dúzia de anos ainda me deu a ideia de gravar um disco compacto (à maneira das cassetes) com um rol cantigas que me apeteceu levar para férias. Repesquei do baú da música ligeira umas velharias que me ainda não cansara de ouvir, para ao depois ouvir a caminho e, por lá, onde veraneava e veraneio (aprecio de há muito o viver habitual, até nas férias). Cançonetas, então, a recordarem-me agradáveis Verões havia muito passados e que cristalizaram, daí cá, em memória musical da última dúzia de verões. E o caso é que desde 2005 sempre que as ouço, dentro ou fora de época, os sons trazem-me um devaneio de bem estar em férias em que me de imediato deixo levar. A selecção de 2005 cristalizou-se em memória musical dos meus verões. A selecção de 2005 cristalizou-se-me n' a memória musical de Verão.
Esta é 3.ª da ordem. É como é.
Bruce Hornsby & The Range — The Way It Is
(1986)
Não será "Verões" (maiúscula inicial)?
ResponderEliminarLembro-me ter aprendido alhures que no plural seria com minúscula, mas empreendendo agora na questão não acho razão para não ser em maiúscula.
ResponderEliminarFoi corrigido.
Obrigado!
Olhe que me parece que "verões" é com minúscula.
ResponderEliminarO Verão, o Outono, o Inverno, a Primavera, os nomes das quatro estações do ano, é com maiúscula.
Os vários "verões", com letra pequena.
Tenho a ideia de ter aprendido assim também.
Não me lembro onde vi que seria assim. Mas não acho agora mais — em nas Bases da Ortografia Portuguesa, ou no Tratado de Ortografia do prof. Rebelo Gonçalves — do que o substantivo com maiúscula sempre que referido à estação do ano (este Verão), todavia com a ressalva de haver formas que possam corresponder-lhe como nomes comuns e que, como tais, exigem o empregos de minúscula inicial (Base XXXIX), v.g.: os meus verões ou a última dúzia de verões.
ResponderEliminarTorno, pois, a corrigir.
Tenho impressão que foi no Priberam...
ResponderEliminarA ressalva é concretamente sobre os etnónimos e os exemplos são os meus, do verbete aqui. Não sei se não extrapolei demais...
ResponderEliminarCom o devido respeito não ligue ao Priberam. Eu nem por sombras o consulto. Este dicionário internáutico meio brasileiro, segue o português de Portugal após o A90. Ora este português como se sabe não é o correcto nem o segue quem respeita a língua portuguesa, como aliás há uma petição pública de milhares de pessoas, desde intelectuais a professores passando por milhares de pessoas comuns, para que aquele Acordo seja revogado.
ResponderEliminarQuanto ao substantivo "Verão" com maiúscula, eu escrevo-o sempre assim. Já no plural, salvo melhor opinião, pode grafar-se de ambas as maneiras.
Imagine que na página do Priberam, que consultei seguindo a sua sugestão, Verão - estação do ano - vem escrito com minúscula e acrescentam que é esta a grafia do português europeu pós A90!! Claro, nem podia ser doutro modo... Que horror.
Os linguístas que elaboraram este Acordo/90 que me desculpem a frontalidade mas pouco mais são do que perfeitos analfabetos e o pior de tudo é que incitam a juventude a desaprender a nossa lindíssima língua, o que é no mínimno criminoso. Estes senhores precisam se dedicar a outro ofício depressinha.
Maria
É como íamos dizendo do Priberam...
ResponderEliminarÉ verdade, exactamente como ambos então escrevemos. Sem tirar nem pôr.
ResponderEliminarMaria